homem,cultra e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


PUBLICIDADE

HOME FAMÍLIA MATÉRIAS
Osso do quadril estreito pode impedir um parto normal?

O diâmetro do quadril e o posicionamento do bebê podem sim impedir sua passagem, mas isso só serápercebido na hora do parto

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 29/08/2014

Foto especialista
Cláudio Basbaum
GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA


Do ponto de vista obstétrico, o conhecimento dapelve óssea (PO), também chamada de bacia óssea ou quadril é indispensável, uma vez que é através dela que o feto passa para nascer durante o parto. Está constituída por quatro ossos: os dois ossosilíacos, o sacro e o cóccix. Estes quatro ossos formam um "anel" chamado de cintura pélvica e que tem dois planos: superior ou grande pelve (também chamada de "falsa pelve") e a inferior ou pequena pelve(também chamada de "pelve verdadeira"). Esta possui uma abertura superior ou "estreito superior", abaixo da grande pelve e o "estreito inferior" que se comunica com o exterior. Entre ambos situa-se aporção intermediária: a escava pélvica, este sim, da maior importância para o mecanismo de passagem do feto durante o trabalho de parto.

A passagem do bebê vai depender da compatibilidade entre osvários diâmetros ósseos e os diâmetros da apresentação fetal, mais frequentemente, da apresentação cefálica (cabeça fetal). A pelve óssea está complementada por músculos, tendões e ligamentos -chamados de "partes moles" - que lhes dá a conformação tanto interna quanto externa. Sua forma é variada e depende de características constitucionais de cada mulher.

São clássicos quatro tipos básicosou puros: ginecoide, androide, antropoide e platipelóide. Existem importantes diferenças entre a pelve masculina e a pelve feminina, seja na constituição óssea, quanto na forma quanto nas dimensões doseixos e diâmetros. Certas bacias da mulher apresentam características masculinas ou atípicas, o que pode dificultar ou mesmo inviabilizar um parto normal, pela via natural.

Além dos "tipos...
tracking img