, Hobbes vale-se das leis naturais para fundamentar o poder absoluto do soberano, ele demonstra que a obediência absoluta e incondicional é, nada mais, nada menos que o ditame primeiro e fundamental da propria lei natural

Páginas: 2 (288 palavras) Publicado: 2 de abril de 2013
Desde o período pré-histórico, o homem já lutava por sua sobrevivência e da sua tribo. Podemos ressaltar que existiam tribos mais evoluídas no qual já tinha sua própriacomunicação, já dominava a técnica do fogo e da defesa, enquanto outras não. Naquele tempo o fogo era fundamental para as necessidades da época como: aquecer os povos contra o frio intenso,defesa contra os animais e a alimentação. Como tinha tribos mais evoluídas consequentemente existiam diversas e diferentes culturas entre os povos.  
Porem, o fato maisrelevante que devemos destacar, é o conhecimento (compartilhado da troca de ideias). O conhecimento não brota do nada, não surge por geração espontânea. Ele nasce das nossasideias, em processo dialético com a realidade circundante. Os diversos tipos de conhecimento ex: teológico,filosófico,científico e o mítico, surgiram através da nossa necessidade decompreender o mundo, de onde nos vimos, como, e até onde podemos ir o homem é um ser que está em constante descoberta. Foi na Grécia onde surgiram os primeiros questionamentossobre as ações e o modo de pensar dos seres humanos. Naquela época, havia um desenvolvimento no comércio grego e no avanço nas navegações das Pólis. A mitologia tinha grandeinfluencia sobre a sociedade e era ela que explicava os fenômenos naturais e outros acontecimentos sem o intermédio dos homens. 
Com o tempo, os homens perceberam que alguns fatosprecisavam de novas explicações e foi nesse contexto que surgiu a filosofia.Algumas razões que vale destacar foram; as viagens marítimas onde os comerciantes atravessaram os mitos eas lendas proporcionando a desmitificação do mundo e a construção do calendário que permitiu a meditação do tempo segundo as estações do ano e da alternância entre dia e noite.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lei natural segundo Hobbes
  • leis naturais
  • Lei Natural
  • Leis naturais e leis éticas
  • Lei natural e lei positiva
  • A cidadania e a lei natural lgbt
  • As leis naturais e o homem
  • Estoicismo romano e lei natural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!