John e hobbes, jusnaturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Thomas Hobbes assim como John Locke são adeptos ao jusnaturalismo, porém ambos possuem visãos distintas. Apesar de ambos partirem do estado natural, mediante o contrato social, que realiza a passagempara o estado civil, a concepção de estado social que Hobbes acredita, caracteriza-se pela desconfiança e pela violência no meio social dos homens, para ele a procura da paz leva ao estabelecimentodo pacto que funda o estado de direito, já para Locke o estado de natureza provém da concórdia e harmonia entre os seres humanos, ele também possui uma visão de propriedade que é sinônimo deliberdade e bens.
Em questão quanto a garantia do cumprimento do que se estabelece no contrato social, ambos pensadores também possuem teorias divergentes, Hobbes através de sua obra O Leviatã preconiza umEstado poderoso, um soberano absoluto com poder coercivo instituído para obrigar os homens ao estrito cumprimento do contrato, de acordo com ele o Estado é o meio mais eficaz para alcançar a paz,isto quer dizer que o homem realizadas mediante o orgão encarregado de produzir leis positivas, o fim supremo colocado pela lei natural, que afirma que para alcançar o fim prescrito pela própria leinatural, o homem deve se deixar governar pelas leis positivas, desde modo, Hobbes vale-se das leis naturais para fundamentar o poder absoluto do soberano, ele demonstra que a obediência absoluta eincondicional é, nada mais, nada menos que o ditame primeiro e fundamental da propria lei natural. E sua obra Do Cidadão Hobbes diz : " A observância das leis naturais é necessária para conservar a paz; e asegurança é necessária à observancia das leis naturais". Em outra passagem em seu livro Leviatã, diz: "a lei de natureza e a lei civil contêm-se reciprocamente e são de igual extensão", isto significaque as leis naturais somente obrigam quando impostas por uma lei civil.
John Locke possuí uma concepção que contrapõe-se a visão de Hobbes, para ele a obediência a qualquer poder político deve...
tracking img