História p.i predictive index (indice de previsibilidade)

715 palavras 3 páginas
História do PI
Arnold Daniels, jornalista, acompanhou missões de combate da Força Aérea Americana na segunda guerra mundial durante muito tempo. Foi designado para um projeto especial sob a coordenação de estudiosos do comportamento que visava identificar comportamentos da tripulação que indicassem a razão do sucesso e do fracasso dos mesmos a fim de:
1. Preservar a vida dos tripulantes
2. Evitar a perda de aeronaves
3. Minimizar o tempo para formar novos pilotos
Após o término desse projeto, Daniels tinha adquirido vasta experiência no uso de testes psicológicos, sendo por isto enviado para Harvard para se especializar em gerenciamento de estatística e Psicologia.
O Sistema Predictive tem assim se espalhado pelo mundo. Passa por avaliações periódicas e está disponível em 60 idiomas.
Validação no Brasil – USP
O PI foi comprovado em relação à confiabilidade através do coeficiente Alfa de Cronbach. A validade da construção demonstra que o instrumento mede verdadeiramente o que os autores afirmam medir.
Aspectos Estruturais e Situacionais
1. Estrutural: representa o perfil da personalidade básica, isto é, o que basicamente somos. O produto da experiência e condicionamento ambiental da primeira idade.
2. Situacional: representa a forma como o profissional está tentando ser, geralmente porque esta é a maneira que o seu ambiente de trabalho, segundo ele mesmo, o percebe, e exige que se comporte.
Através do Sistema Predictive Index – PI é possível obter informações sobre clima. Podem-se mensurar aspectos situacionais como moral, perda de potencial, somatização, conflito, aproveitamento da capacidade, relacionamento, comunicação e gestão, tentativas de mudanças e especificamente quais são elas, permitindo assim a tomada de decisões estratégicas sobre ações a serem implementadas. Também permite saber como o profissional se comporta neste momento no ambiente onde está inserido

Predictive Index (Indice de Previsibilidade)- sistema de software americano,

Relacionados

  • Livro Livro Competencia Emocional
    37723 palavras | 151 páginas