History

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Profissional de Nível Secundário
História e Cultura das Artes
10.º Ano Módulo 2

Octávio
César Augusto





Índice:
Introdução………………………………………………………Págº3
Depois do assassinato: ………………………………………Págº4
Vingança:..………………………………………………………Págº5
Divisão do Império:……………………………………………Págº6
Recomeço da Guerra Civil……………………………………Págº7
O poder de Octávio:…………………………………………::Págº8Os poderes de Octávio:………………………………………Págsº9/10
Acção de Octávio César Augusto:…………………………:Págº11
Conclusão:………………………………………………………Págº12
Bibliografia………………………………………………………Págº13

Introdução:
Octávio César Augusto , nascido no ano de 63 a.C , foi o primeiro imperador romano, filho de Caio Otávio e Átia e sobrinho-neto de Júlio César, que o adoptou e o fez seu herdeiro. Caius Octavius quese tornou, por adopção, Caio Júlio César Otaviano e posteriormente, César Augusto, o Augusto, foi o idealizador da pax romana e do império, um extraordinário político e administrador. Sem revogar as leis e instituições republicanas, concentrou todo o poder em suas mãos, inaugurando uma época de esplendor e prosperidade no mundo antigo. Quando soube do assassinato de César, quando estudava naIlíria, do outro lado do mar Adriático, organizou então um exército e assumiu o controle de Roma, ao lado de dois poderosos amigos de César, Marco Antônio e Lépido. Os três se aliaram contra os assassinos de César e, em seguida, passam a lutar entre si.

Depois do assassinato:
Regressado a Itália, reclamou a sua herança e, com grande astúcia e habilidade, conseguiu o apoio e a adesão dos veteranos deCésar à sua causa. A sua juventude e aparente ingenuidade enganou os adversários políticos, que julgavam estar a servir-se dele, quando acontecia precisamente o contrário. Em cartas aos amigos, Cícero confessava que o jovem César (Octávio) era facilmente manipulável. E, na verdade, o astuto jovem queria fazer crer que assim era, de modo que, quando Cícero e António se aperceberam do quanto estavamenganados a seu respeito, era já tarde demais para que se pudessem livrar dele. 

Vingança:
Entretanto, os conspiradores dos Idos de Março foram obrigados a fugir para o Oriente. António, Octávio e Lépido formaram o chamado “segundo triunvirato” – que, ao contrário do primeiro, assumia existência legal – para vingar a morte de César e restabelecer a ordem. Os dois partidos recrutaram exércitose prepararam-se para o confronto final entre republicanos e cesaristas: e em Philipos (na parte europeia da actual Turquia), a 23 de Outubro de 42 a.C., a causa de Bruto e Cássio foi definitivamente perdida. Octávio ficou muito mal visto por não ter tomado parte no combate, a pretexto de uma febre; António ficou assim com os louros da vitória, certo de que seria ele o sucessor de César. Divisão do Império:
Vencidos os republicanos, procedeu-se à divisão do Império: António ficou com o Oriente, onde estavam as províncias mais ricas; Lépido com a Sicília e Octávio com o resto do Ocidente. Sexto, filho do grande Pompeu, dominava ainda o mar e grande parte da Hispânia. 
Entretanto, os triúnviros decretaram proscrições: milhares de cidadãos foram executados e os seus bens confiscados.Octávio ficou algo mal visto, nestes seus primeiros anos de governo; Suetónio conta que certa altura, perante um pedido de clemência de um proscrito, o jovem triúnviro respondeu friamente: “É preciso morrer”. Cícero, o velho orador, foi um dos condenados à morte, entre muitos outros senadores e equites. Estas proscrições acabaram de vez com muitas famílias da velha aristocracia, que há séculosgovernava Roma. 

Recomeço da Guerra Civil:
Nos anos seguintes, Octávio alicerçou o seu poder em Roma e na Itália, fundando colónias e distribuindo terras aos veteranos de César. Venceu finalmente os pompeianos, valendo-se da ajuda do seu colega triúnviro do oriente; e debelou uma tentativa de golpe liderada por Lépido, que exilou e cuja vida poupou, talvez por respeito ao facto de aquela...
tracking img