Historico do cnc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 Tirado do site http://aco2000.sites.uol.com.br/bruno-his-cnc.htm
HISTÓRICO DO CNC
Foi nos Estados Unidos, por volta de 1950, que se utilizou pela primeira vez o controle numérico aplicado a máquinas-ferramenta. Uma vez que para manipular a máquina para usinar são utilizados números, como: dimensões, rotações, numero de ferramentas, etc., nada mais lógico então, que fornecer esses números amáquina, por meio de um equipamento e deixar que ela execute o trabalho sem a intervenção do elemento humano. Foi somente por volta de 1970, com a evolução da eletrônica de componentes que se desenvolverão os sistemas de controle numérico computadorizado, conhecido como CNC.
Desde tempos remotos o homem procura estabelecer um sistema de linguagem para quantificar atividades gerais. Com essaprocura incessante, atravessou-se diversas fases, tendo sido utilizados os mais símbolos, até que se chegou à fase da numeração. Porém, a busca para mecanização de atividade de cálculo sempre foi a meta.
A evolução da técnica e a industrialização proporcionaram a pesquisa da metodização e racionalização do trabalho, objetivando-se o aumento da produção e a redução de custos. Juntamente com odesenvolvimento dos computadores foi possível a pesquisa de máquinas operatrizes comandadas numericamente. Este controle através de números é, na prática a chave de todas as propriedades as propriedades de máquinas convencionais.
A história não termina, mas abre-se nova perspectiva de desenvolvimento, que deixam de envolver somente Máquinas Operatrizes de usinagem, entrando em novas áreas. Odesenvolvimento da eletrônica aliado ao grande progresso da tecnologia mecânica garantem estas perspectivas do crescimento.
Atualmente, as palavras "Comando Numérico" começam a ser mais freqüentemente entendidas como soluções de problemas de usinagem, principalmente, onde não se justifica o emprego de máquinas especiais. Em nosso país, já se iniciou o emprego de máquinas com C.N., em substituição aoscontroles convencionais.
 
 
 
 
 
Evolução
 
A partir de 1957 é que começaram, ao invés de adaptações de até então em máquinas convencionais, a utilização das máquinas que já estavam à disposição do mercado. Iniciou-se então uma revolução do sistema da manufatura, intensificando-se o uso de máquina com controle numérico. Os grandes benefícios obtidos com controles numérico, fizeram com que umgrande número de fabricantes de máquinas e de controles concorressem no mercado, sendo que alguns fabricantes também passaram a fabricar seus próprios controles.
Com o grande número de concorrentes e as diversificações existentes, houve a necessidade da padronização. Nos estágios iniciais o controle numérico necessitava de estreita coordenação de esforços técnicos nas áreas de codificação,formatos de dados de entrada, terminologia, sistema organizacional, os quais eram necessários principalmente para facilitar o intercâmbio de lotes e encomendas entre os fabricantes de aviões.
A partir de 1958, através dos estudos organizados pela E.I.A., e das definições assumidas ouve a possibilidade de padronização do formato dos dados de entrada, conforme o padrão RS-244. Atualmente são muitosusados sistema EIA 244 ou ASCII.
Comumente são usadas fitas perfuradas como dados de entrada com as instruções dos dados referentes à peça e condições de trabalho da máquina, definidas pelo programador. Estas fitas podem ser executadas tanto pelo sistema manual como através do auxílio do computador.
O uso da programação manual é bastante difundido, principalmente onde a simplicidade do trabalho aser feito, não justificam gastos com sofisticação de métodos de programação. Por outro lado o uso de programação com o auxílio do computador , alem de rapidez de programação proporciona uma maior segurança contra erros.
Para que houvesse a possibilidade do uso de computadores no auxílio a programação, foram necessários estudos visando um sistema de linguagem adequado, de tal maneira a se ter...
tracking img