Cnc comando numerico computadorizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 Introdução

1.2Histórias do cn:cnc

Histórias das máquinas de comandos cnc pag01
1.3 Evoluçaõ pag 02

Comandos númericos pag03
Tipos de comandos númericos pag04
Percurso pag04
Ponto à ponta pag05
Trajetória pag05
1.4 Históricos de ferramentas de corte pag06
troca rápida pag06
gang tool pag06
revolver pag07
magazine pag07
1.5 Vantagens e Desvantagens do cnc pag08As principais vantagens do cnc pag09
1.6 Os principais recursos do cnc pag09

Teclado alfa, setor de avanço pag10
Volante de segurança, tecla de função pag11
Botão de segurança pag11
Volante de segurança pag11
1.7 Etapas de programação pag11

Cabeçalho,comentarios,origem de peça pag12
Comentários pag12
Chamada de ferramentas pag12
Origem de zero peça pag13
Feixo de rotação pag14Definição do sentido de giro pag14
Bloco de usinagem pag15
Ponta de troca pag16
Final de programa pag17
1.8 Dados biblíograficos pag18

1.9 Conclusão pag19









HISTÓRIA DO CN; CNC



No desenvolvimento histórico das Máquinas Ferramentas de usinagem, sempre se procurou soluções que permitissem aumentar a produtividade com qualidade superior associada aminimização dos desgastes físicos na operação das máquinas. Muitas soluções surgiram, mas até recentemente, nenhuma oferecia flexibilidade necessária para o uso de uma mesma máquina na usinagem de peças com diferentes configurações e em lotes reduzidos.


Um exemplo desta situação é o caso do torno. A evolução do torno universal, levou à criação do torno revólver, do torno copiador e torno automático, comprogramação elétrica ou mecânica, com emprego de "cames", etc. Em paralelo ao desenvolvimento da máquina, visando o aumento dos recursos produtivos, outros fatores colaboraram com sua evolução, que foi o desenvolvimento das ferramentas, desde as de aço rápido, metal duro às modernas ferramentas com insertos de cerâmica. As condições de corte imposta pelas novas ferramentas exigiram das máquinasnovos conceitos de projetos, que permitissem a usinagem com rigidez e dentro destes, novos parâmetros. Então, com a descoberta e, conseqüente aplicação do Comando Numérico à Máquina Ferramenta de Usinagem, esta preencheu as lacunas existentes nos sistemas de trabalho com peças complexas, reunindo as características de várias destas máquinas.



EVOLUÇAÕ

Em 1950, já se dizia em voz corrente,que a cibernética revolucionaria, completamente, as máquinas ferramentas de usinagem, mas não se sabia exatamente como. Houve tendências iniciais de aplicar o computador para comando de máquinas, o que, de certa forma, retardou o aparecimento do CNC. Somente quando este caminho foi abandonado principalmente por ordem econômica, abriu-se para a pesquisa e o desenvolvimento do que seria o "ComandoNumérico".

No conceito "Comando Numérico", devemos entender "numérico", como significando por meio ou através de números. Este conceito surgiu e tomou corpo, inicialmente nos idos de 1949/50, nos Estados Unidos da América e, mais precisamente, no Massachussets Institute of Technology, quando sob a tutela da Parsons Corporation e da Força Áerea dos Estados Unidos, desenvolveu-se um projetoespecífico que tratava do "desenvolvimento de um sistema aplicável às máquinas-ferramenta para controlar a posição de seus fusos, de acordo com os dados fornecidos por um computador", idéia, contudo, basicamente simples.

Entre 1955 e 1957, a Força Aérea Norte-Americana utilizou em suas oficinas máquinas C.N., cujas idéias foram apresentadas pela "Parson Corporation". Nesta mesma época, várias empresaspesquisavam, isoladamente, o C.N. e sua aplicação. O M.I.T., Massachussets Institute os Tecnology, também participou das pesquisas e apresentou um comando com entrada de dados através de fita magnética. A aplicação ainda não era significativa, pois faltava confiança, os custos eram altos e a experiência muito pequena. Da década de 60, foram desenvolvidos novos sistemas, máquinas foram...
tracking img