Comando numerico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comando Numérico Computadorizado CNC
Definição
Controlar uma máquina-ferramenta por meio de um " programa" é conhecido como Controle Numérico, ou NC. O equipamento NC foi definido pela Associação das Indústrias Eletrônicas (EIA) como "um sistema em que ações são controladas pela introdução direta de dados numérico em algum ponto. O sistema deve automaticamente interpretar pelo menos algumaporção destes dados” Existem outras definições para o Controle Numérico, conceituadas por outros autores, tais como “uso de informações numéricas codificadas no controle automático do posicionamento de um equipamento”.

Fonte:

Prof. R. P. Zeilmann, Dr. Eng. Mec.

1

Comando Numérico Computadorizado CNC
Histórico
Século XIV: aplicação de cilindros com canais, utilizados para controlar omovimento de figuras ornamentais em relógios de igrejas. 1808 - Joseph M. Jacquard: através de furos perfurados sobre cartões de chapas de metal, arranjados de várias formas, pode controlar automaticamente as máquinas de tecelagem. A presença ou ausência de furos determinavam a necessidade ou não de ativar um ponto, definindo assim o desenho desejado. 1863 - M. Founeaux: desenvolveu o controleautomático das pianolas. Conforme a passagem de ar, podia-se controlar e ativar o mecanismo do teclado e assim produzir as melodias.
Fonte:

Prof. R. P. Zeilmann, Dr. Eng. Mec.

2

Comando Numérico Computadorizado CNC
Histórico
1948 - John C. Parsons: cria o método numérico para controle de trajetórias. Nesta mesma época, em função do grande desafio de produzir componentes aeronáuticos deformas complexas e de precisão, tal método foi incorporado a uma máquina-ferramenta. Desta forma, a idéia era desenvolver uma máquina que controlasse seu posicionamento (fuso) diretamente da saída do computador. Assim, John C. Parsons e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), propuseram os seguintes passos: uso do computador para calcular o caminho da ferramenta e armazenar estes dados emcartões perfurados; uso de dispositivos de leituras na máquina-ferramenta para ler estes cartões perfurados; uso de um sistema de controle, que, continuamente, fornecem os dados apropriados para os motores de acionamentos, que seriam atachados aos fusos de roscar das máquinas.
Fonte:

Prof. R. P. Zeilmann, Dr. Eng. Mec.

3

Comando Numérico Computadorizado CNC
Histórico
1952 - a primeiramáquina-ferramenta controlada numericamente (Cincinnati-Hydrotel) foi demonstrada com sucesso no MIT. A unidade de controle era constituída de válvulas, controlando 3 eixos e com dispositivo de leitura de fita perfurada (código binário). O uso do computador era exigido, principalmente, devido as complexas trajetórias da ferramenta de corte. A união do computador ao "hardware" da máquinacaracterizou a segunda revolução industrial. 1957 - aplicação na Força Aérea Americana, das máquinas NC. Cooperação entre a Associação da Indústria Aeronáutica e o MIT. 1960-70 - aplicação bastante ampla das máquinas NC nas industrias de manufatura. 1980 - Surgimento dos sistemas CAD/CAM e DNC para geração e transmissão de programas para as máquinas CNC. Aparecimento dos sistemas FMS (Sistema Flexívelde Manufatura), com a utilização de máquinas CNC.
Fonte:

Prof. R. P. Zeilmann, Dr. Eng. Mec.

4

Comando Numérico Computadorizado CNC
Fundamentos
As primeiras máquinas NC > demasiada intervenção humana Com o desenvolvimento de novos conceitos, uma nova concepção foi desenvolvida: - pouca necessidade de de interferência humana durante o processo de usinagem; - armazenamento de programas eparâmetros que são, posteriormente, rapidamente recuperáveis; - movimentos simultâneos e precisamente definidos do maior número de eixos possíveis; - rápida mudança de ferramentas e peças e troca automática de velocidades de avanço e rotação.
Fonte:

Prof. R. P. Zeilmann, Dr. Eng. Mec.

5

Comando Numérico Computadorizado CNC
Hardware
Basicamente o hardware que compõe o CNC é...
tracking img