Historia Politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Área de História
Curso de Graduação em Serviço Social
Professora: Juniele Rabêlo de Almeida
Disciplina: HistóriaSocial e Política do Brasil III
Aluno: Matheus Fillipe de Carvalho Machado dos Santos
Data: 04/12/13

Resenha critica sobre o livro “Por uma outra globalização” de Milton Santos

No capitulo 4 oautor já inicia falando sobre o espaço geográfico, sendo dividido em compartimentos pela globalização que é mostrada pela ação do homem e também por sua presença política e durante todo o capitulo oautor mostra a ação da racionalidade nas diferentes áreas da globalização.
Ela (a globalização) também influencia muito na questão territorial, onde o fragmenta cada vez mais e mais. A globalização crianovos espaços e tudo em nome do “progresso”, onde tudo entra em confronto direto e indireto, meio ambiente-sociedade e vice versa.
O dinheiro da globalização também é citado, porem o que chama maisatenção é a forma negativa como ele é citado em um pequeno fragmento do texto onde o autor diz que a ação territorial do dinheiro global em estado puro, pode gerar certas ingovernabilidades, emvirtude dos seus efeitos sobre a vida econômica e administrativa do território. E mais a frente novamente ele diz um outro lado negativo do dinheiro global falando sobre como ele enquanto regulador ehomogeneizador piora as heterogeneidades e aumenta as dependência e as fraturas sociais e territoriais botando em risco a unidade nacional.

O texto também aborda questões de cidadania. Hoje em diapodemos ver que a cidadania ainda caminha em seu processo de plena conquista e através da globalização para que um individuo se torne cidadão de uma país ele precisa se tornar um cidadão local, visto que,a globalização trouxe consigo uma vasta de formas de vida. Então para conseguir espaço em um país é preciso que a cidadania se estabeleça em um território pequeno

Uma outra citação interessante...
tracking img