politica na Historia

Páginas: 5 (1042 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
Política – Bem comum ou exercício do poder?
O que é política? Começamos nossa investigação buscando o significado básico desta palavra. O termo política vem do grego polis (“cidade”) e designa, desde a Antiguidade, o campo da atividade humana que se refere à cidade, ao Estado, à administração pública e ao conjunto dos cidadãos. Refere-se, portanto a área específica das relações existentes entreos indivíduos de uma sociedade.
Desse modo, se queremos entender o fenômeno político, devemos começar por estudar as características que o distinguem dos demais fenômenos sociais e analisar as instituições e as práticas das sociedades políticas existentes.
 
Conceitos de política
A obra Política de Aristóteles é considerada um dos primeiros tratados sistemáticos sobre a arte e a ciência degovernar a polis e, portanto, da filosofia política. Para Aristóteles a política era uma continuação da ética, só que aplicada à vida pública. Assim, depois de refletir, em Ética a Nicômaco, sobre o modo de vida que conduz à felicidade humana, investigou em Política as instituições públicas e as formas de governo capazes de propiciar uma maneira melhor de viver em sociedade. O filósofo consideravaessa investigação fundamental, pois, para ele, a cidade (a pólis) constitui uma criação natural e o ser humano também é, por natureza, um animal social e político.
O conceito grego de política como esfera de realização do bem comum tornou-se clássico e permanece até os nossos dias, mesmo que seja como um ideal a ser alcançado. Por sua vez. O conceito moderno de política – conforme assinalou ofilósofo político italiano Norberto Bobbio (1909-2004) – está estreitamente ligado ao de poder. Essa ligação é enfatizada na célebre definição dada pelos cientistas políticos Harold Dwight Lasswell e Abraham Kaplan em sua obra Pode e Sociedade, segundo a qual a política é o processo de formação, distribuição e exercício do poder.
 
Fenômeno do PODER
O que é poder? A palavra poder vem dolatim podere, posse, “poder, ser capaz de”. Refere-se fundamentalmente a faculdade, capacidade, força ou recurso para produzir certos efeitos. Assim, dizemos: o poder da palavra, o poder do remédio, o poder da política…
Talvez com base no sentido epistemológico da palavra, o filósofo inglês Bertrand Russell (1872-1970) definiu poder como a capacidade de fazer que os demais realizem aquilo que queremos. Assim,o indivíduo que detém essa capacidade – ou meios – tem a faculdade de exercer determinada influência ou domínio sobre o outro e, por seu intermédio, alcançar os efeitos que desejar.
O fenômeno do poder costuma ser dividido em duas categorias: o poder do ser humano sobre a natureza e o poder do ser humano sobre outros seres humanos. Freqüentemente, essas duas categorias de poder estão juntas e secomplementam. A filosofia política investiga o poder do ser humano sobre outros seres humanos, isto é, o poder social, embora também se interesse pelo poder sobre a natureza, uma vez que essa categoria de domínio igualmente se transforma em instrumento de poder social.
 
Formas de poder
Assim, voltando à definição de poder, se levarmos em conta o meio do qual se serve o indivíduo paraconseguir os efeitos desejados, podemos destacar três formas básicas de poder social, conforme a análise  de Norberto Bobbio:
Poder econômico – é o que utiliza a posse de certos bens socialmente necessários para induzir os que não os possuem a adotar determinados comportamentos, por exemplo, realizar determinado trabalho;
Poder ideológico – é aquele que utiliza a posse de certas idéias, valores,doutrinas para influenciar a conduta alheia, induzindo as pessoas a determinados modos de pensar e agir;
Poder político – é aquele que utiliza a posse dos meios de coerção social, isto é, o uso da força física considerada legal ou autorizada pelo direito vigente na sociedade.
O que essas três formas de poder têm em comum?
 
“(…) elas contribuem conjuntamente para instituir e manter sociedades de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politica na história
  • História da politica
  • Historia Politica
  • Historia politica
  • história política
  • História Politica
  • A história Política
  • Historia e Politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!