Historia moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A MÁQUINA E A REVOLTA: AS ORGANIZAÇÕES POPULARES E O SIGNIFICADO DA POBREZA

IDENTIFICAÇÃO DA OBRA: ZALUAR, Alba. A máquina e a revolta: as organizações populares e o significado da pobreza. 2ª ed.São Paulo: Brasiliense, 2000, pp.07-38.
AUTOR: ALBA ZALUAR,
Antropóloga brasileira, pesquisadora das áreas: antropologia urbana e a antropologia da violência. Professora aposentada daUniversidade Estadual de Campinas e titular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas das Violências (NUPEVI).

ASPECTOS DETERMINANTES – VISÕES E POSIÇÕES            No primeiro tópico da obra A máquina e a revolta: as organizações populares e o significado da pobreza, de Alba Zaloar, demonstra aspectos determinantes da violência urbana no estado do Rio de Janeiro.Especialmente foi material de investigação antropológica o conjunto habitacional “cidade de Deus”. Os primeiros contatos foram carregados de etnocentrismo e de insucesso. Eles não sabiam quem seria e com quaismotivações estariam a chegar na cidade de Deus. Alba percebeu o choque cultural, social. Econômico e intelectual na pele.
A sensação mais forte que tive naquele momento foi a de medo. Não o medo quequalquer ser humano sente diante dos desconhecidos, mas um medo construído pela leitura diária dos jornais que apresentavam os habitantes daquele local como definitivamente perdidos para o convíviosocial, como perigosos criminosos, assassinos em potencial, traficantes de tóxicos, etc.[2]         
O perigo era eminente e o medo um companheiro psicológico inseparável. O romper deste medo dainsegurança de da comunicação embarreirada, vinha da dificuldade de se criar um mundo simbólico de significações comuns pela linguagem. Uma possibilidade impossível tocava o ser de Alba. Não existianenhum movimento ordenador socialmente dito, a distância entre pobres e ricos era a certeza mais pretensa diante dos olhos. Os mundos são separados, cada vez mais longínquos.  Deste...
tracking img