Historia medieval - inglaterra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Historia da Inglaterra

Britânia Romana (43 d.C.- 409)


Julio Cesar já havia feito expedições na ilha sem muito sucesso devido às diversas revoltas na Gália que o obrigavam a voltar, mas o imperador Cláudio a fim de melhorar sua reputação organizou e enviou a expedição que transformou a ilha céltica na província romana da Britânia. Uma província complicada devido às incursões dospovos do norte da ilha (futura Escócia), que obrigava a manutenção de legiões na ilha que eram usadas como armas por pretensos usurpadores do trono imperial.
Os Celtas, tradicionais habitantes da ilha vindos do continente, compartilhavam a mesma cultura original da Gália, atravessaram o canal da mancha pela ponta oeste da atual França, a Bretanha, que deu o nome romano a ilha. A ocupação romanapraticamente apagou essa cultura, assim como na Gália, também na Britânia. Os Celtas foram empurrados para os atuais Gales e noroeste escocês e o druidismo, sua religião substituída pelo paganismo romano e posteriormente pelo cristianismo.
Com a crise do Império Romano e as invasões germânicas as legiões abandonaram a ilha, que já era atacada à quase um século, para defender as provínciascontinentais no início do século V, assim os povos celtas libertaram-se dos romanos e foram progressivamente sendo conquistados pelos povos germânicos.

Heptarquia Anglo-Saxônica (séculos VI - IX)

Dentre os povos germânicos que invadiram o Império Romano ocidental, destacaram-se na Britânia os Jutos, os Anglos e os Saxões que formaram diversos reinos independentes, dos quais se destacam Kent (jutos),Anglia Oriental, Mércia, Nortúmbria (Anglos), Essex, Sussex e Wessex (Saxões) que guerreavam entre si pela supremacia no sul-nordeste da ilha. Esses reinos inicialmente pagões, assim como no continente, sucumbiram à missão catequizadora, o primeiro rei anglo-saxão foi batizado no final do século VI pelo primeiro bispo da Cantuária, recém-fundada primeira diocese da Inglaterra, o paganismo aindaestava no auge, mas nos próximos dois séculos também desaparecia da ilha.
A heptarquia é um termo que vem saindo de uso pelos historiadores, que vem reconhecendo a importância política de reinos que não fazem parte do grupo dos sete já citados. Mas é fato que a supremacia do período foi exercida pelos reinos
Anglos de onde deriva o nome do país (terra de anglos = Engle – land = England). Também edo período da heptarquia que vem as historias folclóricas como rei Artur e o Santo Graal e rei Lear e suas filhas.

Invasões Vikings e unificação (século IX - 1066)

Os reinos Anglo-saxônicos consolidados e cristianizados nos séculos VI e VIII, respectivamente, não teriam “vida fácil” a partir de então. Os Vikings, povo guerreiro e pagão expandiam-se de suas terras natais na Dinamarca,Suécia e Noruega para saquear e conquistar terras nos litorais civilizados e católicos da Europa, desde o meio do século VIII um dos alvos era a Inglaterra que foi praticamente toda tomada nos cem anos seguintes à exceção do reino de Wessex, defendido pelas fortificações do rei Alfredo, O grande.
Os reis sobreviventes em Gales declararam sua vassalagem a Wessex de Alfredo que morreriaposteriormente deixando a reconquista para seu filho Eduardo e respectivo cunhado Etelredo, que morreria após a reconquista da Mércia governada pela irmã e o filho de Eduardo, Athelstane, que com a morte do pai recebeu Wessex e progressivamente se tornou o primeiro homem a atingir a regência completa do que é a Inglaterra moderna.
Entretanto a conquista não era algo consolidado e os filhos domonarca, Edmundo e Edredo, perderam e reconquistaram porções do reino do pai que foi definitivamente consolidado pelo neto Edgar no ano de 959, praticamente duzentos anos depois do início das invasões. Edgar morreria pouco depois de tornar-se rei deixando a coroa para seu filho Etelredo II que governou o restante do século X em relativa paz.
Os Vikings também passavam por seus processos de...
tracking img