Imunologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tolerância Imunológica


A tolerância imunológica é definida como a não responsividade a um antígeno, que é induzida pela exposição anterior a esse antígeno. Quando linfócitos específicos encontram o antígeno, três possíveis situações podem decorrer: os linfócitos são ativados, levando a resposta imune, os linfócitos são inativados ou eliminados, levando a tolerância ou o antígeno é ignorado.Diferentes formas do mesmo antígeno podem induzir resposta imune, tolerância ou pode levar a ausência de resposta. Antígenos que induzem tolerância são chamados tolerógenos, ou antígenos tolerogênicos, para distinguí-los dos imunógenos, que geram imunidade. Tolerância a antígenos próprios, também chamada auto-tolerância, é uma propriedade fundamental do SI. A tolerância imunológica é importantepor diversas razões:
• Indivíduos normais são tolerantes aos seus próprios antígeno (tolerância ao próprio). Todos os indivíduos herdam, aproximadamente os mesmos genes de receptores de antígeno e esses genes recombinam e são expressos nos linfócitos quando esses se originam de stem cells. Os mecanismos moleculares que geram genes de receptores de antígeno funcionais de uma seqüência germinativasão aleatórios e não são influenciados pelo próprio ou pelo não próprio de cada indivíduo. Antígenos potencialmente imunogênicos estão presentes nas células na circulação e nos tecidos de todo indivíduo. Muitos desses antígeno possuem livre acesso aos linfócitos de cada indivíduo, ainda que os linfócitos normalmente não montem uma resposta imune contra antígenos próprios. Isto se deve aauto-tolerância, que é induzida pelo reconhecimento de antígenos próprios por linfócitos específicos sob condições especiais.
A tolerância ao próprio é mantida por diversos mecanismos que previnem a ativação e maturação de linfócitos potencialmente auto-reativos. Falha na tolerância resulta em reações imunes contra antígenos próprios, ou autólogos. Essas são chamadas reações auto-imunes e as doençascausadas são doenças auto-imunes. A definição dos mecanismos de auto-tolerância são a chave para o entendimento da auto-imunidade.
• Antígenos próprios podem ser administrados em vias que preferencialmente inibem a R.I. pela indução de tolerância em linfócitos específicos. Muitos dos mecanismos de tolerância a antígenos estranhos são semelhantes aqueles de tolerância ao próprio em linfócitos maduros.Métodos de imunização efetivos são utilizados para aumentar a imunogenicidade de antígenos pela administração desses por vias que promovem a ativação de linfócitos e previnem a indução de tolerância.
• A indução de tolerância imunológica pode ser explorada como um método terapêutico para prevenção da R.I. deletéria. Um grande esforço tem sido devotado para as estratégias em desenvolvimento paraindução de tolerância para prevenir a rejeição de órgãos e o tratamento de doenças auto-imunes e alérgicas. Indução de tolerância é também uma técnica para prevenção das reações imunes aos produtos de genes recém expressos em protocolos de terapia gênica e prevenção de reações a proteínas injetadas em pacientes com deficiência nessas proteínas (ex. tratamento de hemofílicos com fator VIII).
• Algunsmicróbios podem escapar da R.I. pela produção de formas tolerogênicas de seus próprios antígenos.

Características Gerais e Mecanismos de Tolerância Imunológica
Existem diversos mecanismos de tolerância ao próprio em populações de células T e B e muitos desses são também características de tolerância a antígenos estranhos.

• Tolerância é imunologicamente específica e resulta doreconhecimento de antígenos por linfócitos específicos. A vantagem chave que permite aos imunologistas estudarem a especificidade e os mecanismos de tolerância é a habilidade de induzir este fenômeno em animais experimentais.
• Os resultados estabelecendo a tolerância como um fenômeno imunologicamente específico vem de estudos de rejeição de enxerto em camundongos endo-cruzados feitos por Medawar e seus...
tracking img