Historia dos processadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTORIA DOS PROCESSADORES
Os processadores são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer. Por este motivo, são também referenciados como cérebros dos computadores.
Levou décadas para que chegássemos aos modelos atuais de processadores. Na verdade, demorou alguns anos para chegar também à ideiaque temos hoje de como uma CPU funciona. Antes, os softwares não eram compatíveis com todos os modelos de computador, já que eles eram desenvolvidos especificamente para cada máquina. Os processadores são formados pelo clock, bits interno, memória chache e seus núcleos de processamento que dependendo do modelo pode ser um, dois ou mais.
Existe uma grande variedade de processadores, para os maisvariados fins e são varias as diferenças entre cada modelo porem a maioria dos chips compartilham determinadas características. Apesar de não haver um número muito grande de fabricantes - a maior parte do mercado está concentrada nas mãos da Intel e da AMD
A AMD (Advanced Micro Devices) é uma empresa estadunidense fabricante de circuitos integrados, especialmente processadores. Seus produtosconcorrem diretamente com os processadores fabricados pela Intel. Seu produto mais famoso na década de 1990 foi o processador Athlon, utilizado em computadores pessoais.

Mais conhecida por seus processadores x86 e x86-64; K5, K6-II, K6-III, Athlon, Duron, Sempron, Athlon 64 (arquitetura de 64 bits), Opteron (para servidores) e Turion 64 (para notebooks), seu primeiro processador foi o AMD 8080mostrado abaixo na imagem. Porem não era sua própria tecnologia foi um clone do Intel 8080.

A primeira tecnologia desenvolvida pela AMD foi o processador K5 que foi lançado em 1995, concorrente direto do Pentium (Pentium 1 ou 586), lançado em 1993. Aarquitetura do K5 era muito semelhante a do Pentium Pro.

AMD K6-2

Em 1996 a AMD comprou a NexGen, empresa fundada por ex-engenheiros da Intel e que tinha direito de uso da tecnologia Nx da série x86 da Intel. A tecnologia adquirida por meio da NexGen possibilitou o desenvolvimento dos processadores K6, agora com unidade de ponto flutuanteintegrada, item que não fazia parte da geração K5.
Em sua segunda versão, o K6-2, o processador recebeu novas instruções multimédia desenvolvidas pela AMD, chamadas de (3DNOW! ). O K6-2 também recebeu um novo padrão de socket que aumentava de 66 para 100MHz o Clock externo possível ao processador.

Athlon (K7)

A unidade de ponto flutuante é a inovação dageração athlon(k7), também examinaram a arquitetura interna do modelo p6 da Intel na época e otimizaram o projeto aumentando assim o seu desempenho. No final, a equipe da AMD conseguiu um processador com performance 35% maior que o Intel de mesmo clock.tudo isso contribuiu para elevar a amd no mercado de processadores.
Os novos processadores k7 são os athlon XP que já possuíam o cache l2 dentro dochip e eram compatíveis com as funções multimídia SSE que foram desenvolvidas pela Intel. Com toda essa tecnologia tiveram um aumento de temperatura no processador, o qual só era resfriado com coolers potentes e muito caros.
Houve ainda mais uma subarquitetura, denominada Barton, com cache L2 de 512KB, o que manteve os Athlon competitivos no mercado de processadores de ponta. O Athlon foidesenvolvido no ano de 1999 a 2005. Ele possui uma freqüência de 500 MHz à 2333Mhz.

A amd no ano de 2000 lançou o processador modelo Duron que era uma alternativa de baixo curto ao athlon, assim como a Intel fazia com o celeron que era o processador que competia com o Duron na época, porem não teve vida longa e o projeto foi encerrado em 2004....
tracking img