Historia do win

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A História do Windows
Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft,empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS.
O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais usado do mundo, embora uma grandequantidade de cópias sejam ilegais.
O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática
1) Origem do Windows
A Microsoft começou o desenvolvimento de um Gerenciador de Interface(subsequentemente renomeado Microsoft Windows) em setembro de 1981.O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows NT, lançada em Agosto de 1993. O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas compatíveis com DOS, como MS-DOS, PC-DOS ou DR-DOS.Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft.
O MS-DOS é um sistemaoperativo que não dispõe de interface gráfica, funciona através de comandos de texto no teclado pelo utilizador.O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC.
Com as versões para uso profissional, a Microsoft começou adesenvolver do “zero”, outro tipo de sistema operativo que passou a ser conhecido por NT (“New Tecnology”), este novo sistema mantém a interface gráfica de sucesso, é compatível com os anteriores ao nível binário, mas no seu interior é totalmente diferente já que implementa os conceitos necessários a um sistema operativo seguro.
Conforme as diferentes versões temos então duas famílias de Windowsque evoluem de forma parcialmente independente:
1 – Uso doméstico e pessoal: Windons 1.0, Windows 2.0, Windows 3.0, Windows 3.1, Windows 3.11, Windows 95, Windows 98 e Windows ME;
2 – Uso profissional: Windows NT 3.5x, Windows NT 4.0, Windows 2000, Windows XP
2) Características
Cada Windows possui características próprias de funcionamento interno. Podemos citar algumas por exemplo:Monousuários x Multiusuários;
Núcleos Básicos;
Modo Real, Modo Protegido e Modo Virtual 8086;
Memória virtual;
Monotarefa;
Multitarefa;
Níveis de privilégio;
Componentes;
Gerenciamento de memória;
Gerenciador de maquina virtual;
Gerenciador da máquina virtual (VMN);
Sistema de Arquivos;
Arquitetura de Sistemas de 32 bits;
Componentes da Arquitetura;
Registro.
Monousuário x multiusuário
Umsistema operacional é dito monousuário quando ele permite que apenas um usuário trabalhe por vez no sistema, por exemplo: DOS, Windows 3.x, Windows 9x, Windows ME. Em contrapartida um sistema operacional é dito Multiusuário quando ele permite mais de um usuário trabalhar no sistema ao mesmo tempo, por exemplo o Windows NT, Windows 2000 e Windows XP
3) Núcleos básicos
O Windows 3.x e o Windows 95possuem três núcleos básicos:
Kernel – O núcleo do sistema propriamente dito. É o Kernel que controla o acesso à memória, gerencia a memória virtual, controla os aplicativos, gerencia arquivos, etc.
GDI – Graphics Device Interface. É à parte do Windows responsável pela apresentação de tudo aquilo que está na tela. Todas as janelas e ícones são desenhados pelo GDI.
User – Controla a interface doWindows com o usuário, como entrada de comandos e documentos abertos.
No Windows 3.x, estes três núcleos possuem códigos de 16 bits, como é de supor, e estão armazenados nos arquivos KRNI.386.EXE, GDI.EXE e USER.EXE. O Windows 95 possui estes três núcleos compilados para o modo protegido de 32 bits, estando armazenados nos arquivos KERNEL32.DLL, GDI32.DLL e USER32.DLL.
Apesar disto o Windows...
tracking img