Historia win 95

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História do Windows
O Windows 95 (codinome Chicago, como era chamado quando ainda em versão beta) é um sistema operacional de 16/32 bits criado pela Microsoft, ele revolucionou o mercado de sistemas operacionais e passou a vir instalado por padrão com MS-DOS 7.0 (e não mais separado, como era antes), sendo o principal lançamento da empresa na década de 1990. Entre outras coisas, efetivava osistema de arquivos FAT-16 (VFAT). Os arquivos puderam ter até 255 caracteres como nome e não apenas 8 como nas versões anteriores. O salto do Windows 3.1 para o Windows 95 foi enorme e fez com que a Microsoft pudesse ser a mais popular distribuidora de sistemas operacionais.
Durante a fase de testes do "Chicago" foi fruto de bastante antecipação da mídia especializada da época. Mas ninguémimaginava que o legado do Win95 iria permanecer por tanto tempo, ditando as regras para os próximos sistemas operacionais da Microsoft até os dias de hoje.
Após três anos de desenvolvimento, a Microsoft apresentou o produto ao mercado em agosto de 1995. Para preservar o investimento em programas realizado pelos 100 milhões de usuários do Windows, a empresa preparou uma versão capaz de trazer avanços, masao mesmo tempo rodar com os programas antigos. O sistema tem uma arquitetura de 32 bits. Isto significa capacidade de explorar os recursos dos microcomputadores mais avançados como os 386 e 486 que já funcionam explorando lotes de 32 bits (bit é menor unidade de informação) e o MS-DOS processava em lotes de 16 bits.
Para instalar o Windows 95, a Microsoft indica um micro com processador 386 com4 Mb de memória RAM. Testes comprovam, no entanto, que a configuração mínima recomendada é um 486 com 8 Mb de memória RAM. O ideal para aplicações gráficas é um 486 com 16 Mb de RAM. Antes de comprar o Windows 95 ou sua cópia de atualização verifique se seu micro será capaz de rodar o programa e seu disco rígido (winchester) tem pelo menos 40 Mb de espaço livre para a instalação.

LançamentoO Windows 95 foi lançado no dia 24 de agosto e 1995 mundialmente pela Microsoft e em cinco semanas conseguiu bater um recorde de vendas: sete milhões de cópias nas primeiras cinco semanas de comercialização. Ele foi comercializado com o preço inicial aproximado de 200$ para a instalação completa e de 100$ para upgrade. Paralelo à isso era vendido um pacote com algumas ferramentas para melhorar oWindows(Microsoft Plus), como programas para backups e compressão de arquivos, custando 50$. Foi um dos sistemas operacionais mais divulgados pela Microsoft, seu comercial tinha a música do Rolling Stones, “Start Me Up” em referência ao botão de iniciar, até então inédito no Windows.
O Windows 95 foi feito com ajuda da internet, já vinha com rede dial-up, a internet discada, e com Plug and Play,que significa plugar e usar, essa tecnologia tinha o intuito de facilitar o reconhecimento e a configuração de qualquer dispositivo que queira ser instalado, dispensando assim a instalação manual. Seu sistema operacional de 32-bit oferecia funções melhores de multimídia e melhores recursos para computadores móveis e rede integrada
O Windows 95 foi a primeira versão que apresenta a barra detarefa, o menu iniciar e os botões minimizar, maximizar e fechar nas janelas.
O que é Win95?
É um sistema operacional para computadores tipo PC. O sistema operacional é o software responsável pelo funcionamento do computador, é o cérebro da máquina, capaz de comandar todas as suas funções. Sem o sistema operacional, os computadores não passam de carcaças inanimadas. Com o Windows 95, não é necessárioinstalar no computador o sistema MS-DOS ou as versões anteriores do Windows (3.1 e 3.11).
O Windows 95 é um sistema gráfico. Usa o mouse para auxiliar na exploração das funções que apresenta na tela. As informações são apresentadas em ícones (figuras que simbolizam ações), o que permite que o usuário descubra fazendo.
Qual a diferença de Windows 95 em relação ao DOS e ao Windows 3.1?
Além de...
tracking img