Historia do teatro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DO TEATRO II


INDICE:

INTRODUÇÃO
1.TEATRO NA GRÉCIA ANTIGA
1.2. ÉPOCA MEDIEVAL
1.3. EM PORTUGAL
2. RENASCIMENTO
2.1. EM PORTUGAL
3. FINAL DA IDADE MÉDIA
4. A COMMEDIA DELL’ARTE
5. O TEATRO NO PERÍODO BARROCO
5.1. EM FRANÇA
5.2. EM PORTUGAL
6. O TEATRO NO SÉCULO XIX
7. O TEATRO NO SÉCULO XX
7.1. CONSTANTIN STANISLAVSKI
8. SÉCULO XX: OTEATRO DE IDEIAS E DE INTERVENÇÃO SOCIAL DIDÁCTICA
8.1. MEYERHOLD
8.2. BERTOLT BRECHT 
9. O TEATRO NO SÉCULO XXI
10. O TRABALHO DO ACTOR NO TEATRO
10.1. MOVIMENTO
BIBLIOGRAFIA

Introdução

O teatro como todos sabemos surgiu a partir do desenvolvimento do homem e através das suas necessidades.
O homem primitivo era caçador e selvagem, por isso sentia necessidade de dominar a natureza. Efoi através dessas necessidades que surgem invenções como o desenho e o teatro na sua forma mais primitiva. O teatro primitivo era uma espécie de danças dramáticas colectivas que abordavam as questões do dia-a-dia, uma espécie de ritual de celebração, agradecimento ou perda. Com estas pequenas evoluções com o passar dos anos, homem passou a realizar rituais sagrados na tentativa de apaziguar osefeitos da natureza, harmonizando-se com ela. Os mitos começaram a evoluir, e é nesse momento que surgem as danças miméticas (compostas por mímica e música).
Com o surgimento da civilização egípcia os pequenos ritos tornaram-se grandes rituais formalizados e baseados em mitos, todos e cada um dos mitos contava como uma realidade que existia. Os mitos possuíam regras de acordo com o que propunha oestado e a religião, eram apenas a histórias em movimento, transformada em acções, que parte do povo podia assistir. Estes rituais propagavam as tradições e serviam para o divertimento e a honra dos nobres. É na Grécia que surge o teatro. Com um tipo de procissão informal que servia para homenagear o Deus Dionisio (Deus do vinho) esta actividade é conhecida pelo conhecido nome “ditirambo”.
Maistarde o “ditirambo” evoluiu, tinha um coro formado por coreutas e pelo corifeu, eles cantavam, dançavam, contavam histórias e mitos relacionados a Deus. Foi ai que surgiu a grande inovação, a criação do dialogo entre coreutas e o corifeu. Cria-se assim a acção na história e surgem os primeiros textos teatrais.
As ruas eram inicialmente usadas para fazer teatro, mas com o tempo tornou-senecessário criar espaços, lugares próprios. Dando lugar aos primeiros teatros.
Teatro na Grécia Antiga
Foi através das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dionísio ou Baco (em Roma) que se deu a consolidação do teatro. A cada nova safra de uva, era realizada uma festa em agradecimento ao deus, através de procissões. É neste momento que com o passar dos anos essas procissões começam a serconhecidas como “Ditirambos", foram ficando cada vez mais elaboradas, e surgiram os "directores de Coro", os organizadores de procissões. Os participantes cantavam, dançavam e apresentavam diversas cenas das peripécias de Dionísio.
O primeiro director de coro foi Tespis, que foi convidado pelo tirano Pisístrato para dirigir a procissão de Atenas.] Téspis desenvolveu o uso de máscaras para representar,pois em razão do grande número de participantes era impossível todos escutarem os relatos, porém podiam visualizar o sentimento da cena pelas máscaras. O "Coro" era composto pelos narradores da história, que através de representação, canções e danças, relatavam as histórias do personagem. Ele era o intermediário entre o actor e a plateia, e trazia os pensamentos e sentimentos à tona, além de trazertambém a conclusão da peça.
Muito se discute a origem do teatro grego e, consequentemente, das tragédias. Aristóteles, derivado ao facto de na sua Poética, apresentar três versões para o surgimento da tragédia.
1. Temos uma primeira versão que argumenta que a tragédia, e o teatro, nasceram das celebrações e ritos a Dionísio, o deus campestre do vinho. Em tais festividades, as pessoas bebiam...
tracking img