Historia do marketing de relacionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Historia do Marketing de Relacionamento

Marketing de Relacionamento:

A Era do Cliente:

O que é Marketing?
Para Philip Kotler: Marketing é a atividade dirigida à satisfação das necessidades e desejos através de um processo de troca. Para a AMA American Marketing Association: Marketing é o desempenho de atividades empresariais que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor para oconsumidor.

Evolução do Marketing

Para se entender melhor o significado e a importância que o marketing adquiriu no mundo é preciso analisar sua evolução.

O que é marketing de relacionamento:

È todo o conjunto de ações de tratamento individualizado e de fidelização dos clientes.
Regis Mckenna Características Principais do Marketing de Relacionamento:
Um mundo emconstante mudança:
A Globalização provocou grandes mudanças na sociedade, no mercado e nas empresas. Os meios de comunicação se intensificaram. As informações agora circulam rapidamente, mudou-se totalmente a maneira de se fazer negócios.

A Era da produção (até 1925):
Praticava-se a produção em massa na crença de que bons produtos, com preços acessíveis e disponíveis venderiam por si mesmo. Ninguémdava a mínima para o que o consumidor pensava, muitos produtos encalhavam por falta de compradores.

A Era das vendas (1925 a 1950):
Tentava-se encontrar clientes para os estoques ainda não vendidos (Foram feitas muitas campanhas publicitárias na época).

A partir dos anos 50 nasce o marketing propriamente dito. Na Europa só foi aceito após a segunda Guerra mundial.

O Marketing tem suasorigens no fato de que o homem é uma criatura com necessidades e desejos. Estas criam um estado de desconfortos nas pessoas, que se resolve através da aquisição de objetivos que satisfaçam a essas necessidades e desejos.

No inicio era o consumidor. Produzindo, colhendo e caçando para o seu próprio uso, Depois veio o comércio, trocando sobras entre consumidores. A essa ação, séculos depois,deu-se o nome de “Marketing”.
Portanto, consideramos que o marketing teve seu inicio desde que homem sentiu a necessidade de trocar aquilo que não possuía ou o que não conseguia produzir, desde a antiguidade.
O Marketing no Brasil teve seu inicio no final da década de 60, a palavra Marketing circula no Brasil com quase a mesma freqüência e intensidade que expressões como democracia. O Marketing noBrasil demorou a ser conhecido  ao ano de 1986, Marketing era visto como uma espécie de rito secreto.

Hoje, felizmente, o Marketing não é mais considerado um tabu no Brasil, entretanto, em termos conceituais o Marketing ainda é pouco abordado na prática empresarial.

Percebemos, então, que a iniciação do Marketing no Brasil se deu com grandes dificuldades, a começar pelo próprio nome que nãosabia ao certo seu significado e depois os preconceitos comparando o Marketing  com rito secreto.

O Marketing era visto como uma função distinta e singular da atividade comercial, porém, em 1960 passa a se desenvolver a partir das necessidades dos clientes e ainda limitado ás ações de mercado. Entretanto na década de 70 o marketing além de focar o cliente, cuida de assuntos sociais mais amplos;visa não somente satisfazer as necessidades dos clientes, mas proporcionar satisfação maior do que oferecida pelos concorrentes.

Na década de 80 o marketing trata de trocas que satisfazem tanto o consumidor quanto fornecedor, sendo considerada uma disciplina basicamente manipulador.

Década de 1950
Os primeiros passos para a difusão do Marketing foram dados por Peter Ducker, ainda queimplicitamente, em 1954, com o lançamento do livro "A Prática da Administração". Não se tratava propriamente de um estudo detalhado sobre Marketing, mas foi o primeiro registro escrito que cita esta ferramenta como uma força poderosa a ser considerada por administradores focados no mercado.

Década de 1960
A primeira grande mudança neste cenário veio em 1960 por Theodore Levitt, mais tarde...
tracking img