Historia do espirito santo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História do Espirito Santo
O Espírito Santo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na Região Sudeste e tem como limites o Oceano Atlântico a leste, a Bahia a norte, MinasGerais a oeste e noroeste e o estado do Rio de Janeiro a sul, ocupando uma área de 46.077,519 km². Sua capital é o município de Vitória. Outras importantes cidades são Afonso Cláudio, Aracruz, Anchieta,Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana e Vila Velha. O gentílico do estado é capixaba ou espírito-santense.
Logoem 1501, a costa do Espirito Santo foi reconhecida pelos navegadores portugueses e desde então já foi alvo de contrabandista de pau-brasil.
Com o estabelecimento, pela Coroa Portuguesa do sistema deCapitanias Hereditárias para a colonização do Brasil (1534), o seu atual território estava compreendido no lote que se estendia da foz do rio Mucuri à do rio Itapemirim (aproximadamente), doada aVasco Fernandes Coutinho em 1 de junho de 1534.
A colonização portuguesa no estado começou em 23 de maio de 1535 quando os colonizadores, chefiados pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho, chegaram nacapitania do Espírito Santo e desembarcaram da Nau Glória na região da Prainha próximo onde hoje está situado o 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro (em Vila Velha). Mesmo com a resistênciados Goitacás, eles acoraram e fizeram a posse de terra pelo danatário e ali ergueram uma fortificação, o Fortim do Espirito Santo, e iniciaram o primeiro núcleo popilacional da capitania. Foidenominada de Vila do Espirito Santo (hoje Vila Velha, uma das mais antigas cidades do Brasil com 473 anos). No começo, era uma pequena vila, dedicada a plantação de milho (dai que surgiu o gentílicocapixaba, que deriva do tupi kapi'xawa, terra de plantação). Devido aos constantes ataques dos povos indígenas extremamente hostis, que ali residiam, e que estavam quase destruindo a vila, Vasco Fernandes...
tracking img