Historia do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso da Aula 2 – Resposta

Explicar o que é uma Carta Foral e por que, ainda hoje, permite que ela continue a cobrar o tributo.
Resposta: Foral ou carta de foral é o diploma concedido pelo rei, oupor um senhorio laico ou eclesiástico, à determinada terra, contendo normas que disciplinam as relações dos povoadores e destes com a entidade outorgante. Constitui a espécie mais significativa daschamadas cartas de privilégio. (Dicionário de História de Portugal- Joel Serrão)
O direito da Prefeitura é assegurado pelo princípio do direito de propriedade, pela irretroatividade das leis, pelo atojurídico perfeito e acabado, pela irrevogabilidade do direito adquirido, pela relevância da inscrição do Foral de Olinda e dos contratos de aforamentos no registro imobiliário.
O Foral de Olinda, éuma doação pura e simples, sem qualquer restrição e nenhum ato inequívoco o derrogou, nem tão pouco se processou a anexação aos bens da União, pela via expropriatória.
Orientado por estes conceitos,o município de Olinda, resgata uma dívida do passado, tendo como objetivo maior, a reabilitação da cidade e conseqüentemente a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

Questão objetivaSerá estudado, mais adiante, que, nos dias de hoje, vigora a idéia de que o poder é melhor exercido quando não está todo ele nas mãos de uma única pessoa. Essa teoria que irá se consagrar,principalmente, com um pensador francês chamado Montesquieu - que produziu sua principal obra, chamada O Espírito das Leis, no Séc. XVIII - até os dias de hoje é muito influente, inclusive no Brasil. Sobre aestruturação do poder na Colônia, é possível afirmar que:
a)   O Brasil adotou, desde o começo de sua fase colonial, a divisão de poderes que tinha por propósito dar ensejo ao surgimento de umademocracia;
b)   O Brasil adotou o modelo de total divisão de poderes, por terem seus colonizadores propósitos liberais e desenvolvimentistas em relação à Colônia;
c)   Não há uma clara especialização...
tracking img