Primeiro estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 TEMA: A estratégia de comunicação da marca Garnier



“O nosso cérebro é equipado para perceber diferenças”

Marty Neumeier





A Garnier é uma marca que se encontra no segmento de produtos de beleza. Ela surgiu no mercado em 1904 com uma criação de Alfred Garnier: um tônico capilar que utilizava ingredientes naturais (extratos de plantas) em sua composição. Essa formula foilançada em uma época em que as pessoas ainda lavam seus cabelos com sabão. O produto inovador foi bem aceito pelo público e na década de 20 a Garnier abriu o seu primeiro laboratório para produções em larga escala.

No ano de 1965 a Garnier foi comprada pelo grupo L’Oreal, porém somente em meados dos anos 90 foi que a empresa decidiu investir milhões na marca. O primeiro passo foi o lançamento da linhacompleta de tratamento capilar composta por xampus, condicionadores, cremes, gel modeladores e sprays fixadores em 1996: Garnier Frutis. Pouco depois, em 1998, a marca lançou a linha completa Ganier Nutrisse, que também foi um grande sucesso.

Nos anos subsequentes a marca foi introduzida em outros países, ganhando destaque dentro do Grupo L’Oreal, o que os levou a um pesado investimento em2005. A marca lançou no mercado a linha Garnier Nutriotionist, produtos para tratamentos de pele; e mais recentemente a empresa surgiu com outra novidade - introduzida primeiramente nos países da America Latina em 2008: o desodorante anti-transpirante Garnier Bí-O.

A Garnier atualmente ainda mantém a visão da marca, produzindo apenas produtos com ingredientes naturais. Essa característica pode serclaramente percebida em suas embalagens, representada por uma expressiva cor verde.

A escolha da cor não foi algo acidental. Analisando o PDV (ponto de venda) é possível perceber o inevitável clichê de linguagem gráfica, onde a maioria dos concorrentes prefere ficar na zona do conforto, utilizando assim a “cor” branca - ou cor clara - em suas embalagens.

Do ponto de vista da semiótica, overde da marca Garnier representa uma qualidade da consciência imediata: é uma impressão. Segundo os estudos de Charles S. Peirce, nesse estágio há uma compreensão superficial da mensagem, o que quer dizer que ao se destacar na gôndola o produto passa a se comunicar antecipadamente com o cliente, em sua forma subconsciente.



1.1 Recorte Temático: Linha de desodorantes anti-transpirante GarnierBí-O


Cesar Hirata, escreveu um dos textos que faz parte do livro “O Valor do Design” (2003), em que ele relata sobre importância da imagem de uma empresa e como o design se tornou um diferencial competitivo. Com um design adequado esse diferencial alavanca vendas, gera credibilidade e agrega valor ao produto.

A Garnier é uma empresa que se destaca pela imagem e utiliza bem o design.Especificamente em suas embalagens ela apresenta formas inovadoras e layouts bem construídos. A marca se preocupa com seu design e suas linhas de produtos propõe uma consistência visual, que vai do material usado, normalmente de cor verde - em várias tonalidades dependo do produto - e os rótulos que possibilitam um boa leitura, são limpos e apresentam um bom contraste com o fundo da embalagem. Essapadronização criada pelos produtos unifica a empresa e aumenta o poder de comunicação.

A linha de desodorantes anti-transpirantes, Garnier Bí-O, por outro lado se desloca em relação a essa estratégia. Apesar da cor verde presente nas embalagens, o branco do layout prevalece e a marca some no primeiro instante de contato com o cliente. A comunicação feita pela marca não é percebida de maneira tãoeficaz quanto a de seus outros produtos.

[pic]
Figura 1 - PDV de desodorantes


Com o redesign da linha de desodorantes Garnier, o produto tem a chance de se adequar a proposta estratégica da empresa. Essa mudança de layout pode aumentar o impacto e a competitividade da marca nas gôndolas.
























2 JUSTIFICATIVA



A embalagem de um produto...
tracking img