Historia do computador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO LIVRO
Um computador digital é uma máquina com programas que, convertidos em instruções, podem facilitar a vida das pessoas. As instruções são simples, como “some dois números”. As instruções são denominadas linguagem de máquinas. A linguagem de máquinas e o custo são analisados antes do computador ser projetado. Com o passar do tempo foi desenvolvido a Organização Estruturada deComputadores, o que nada mais é do que definir o que é conveniente para elaboração de uma máquina.

LINGUAGEM, NÍVEIS E MÁQUINA REAIS
Usa-se a técnica denominada Tradução para transformar programas mais complexos, em programas que sejam mais convenientes para as pessoas usarem. Essa técnica não requer um novo programa, ela é denominada de Interpretador. Introdução e Interpretação são semelhantes.MÁQUINA MULTINÍVEIS COMTEMPORÂNEA
A maioria dos computadores tem dois níveis, mas tem máquinas que tem até seis. Os objetos interessantes são denominados portas. As portas podem ser modeladas como dispositivos digitais. Cada porta tem uma ou mais entradas e comporta como saída alguma função dessa entrada. Cada porta é composta por um punhado de transistores. Cada um pequeno número de porta podeser combinado para formar uma memória de 1 bit, que podem ser combinadas em grupos de 16, 32 ou 64, para formar registradores. No nível de micro arquitetura vemos um conjunto de 8 a 32 registradores que formam uma memória local e um circuito ALU, que é capaz de executar operações aritméticas simples. O caminho de dados pode ser controlado por microprogramas ou diretamente pelo Hardware. A linguagemdas máquinas de níveis 1, 2 e 3 são numéricas, já no nível 4 é a linguagem de montagem. O nível 5 consiste em linguagem projetada. Existem centenas de linguagens de alto nível, as mais conhecidas são: C, C++, Java, LISP e Prolog. Programas em Java costumam ser primeiro traduzidos para uma linguagem semelhante à ISA denominada “bytecode Java”, que é então interpretada.

A parte de um computadorprojetada para ser visível ao programador é denominada de arquitetura de computadores.

EVOLUÇÃO DE MÁQUINAS MULTINÍVEIS
Hardware é o conjunto de circuitos eletrônicos junto com a memória e dispositivos de saída. Software consiste em algoritmos e suas representações no computador e que chamamos de programas que podem ser armazenados em disco rígido, flexível, CD-ROM ou outros mais. Hardware eSoftware são logicamente equivalentes. Qualquer operação executada pelo software também pode ser embutida diretamente no Hardware. Como observou Karen Penetta Lentz, “Hardware é apenas Software petrificado”.

A INVENÇÃO DA MICROPROGRAMAÇÃO
Na década de 1940 os computadores tinham só 2 níveis. Em 1951, Maurice Wilkes projetou um computador com 3 níveis.

A INVENÇÃO DO SISTEMA OPERACIONALNaqueles primeiros anos os computadores eram acessíveis a todos e eram operados por meio de cartões perfurados. Esse procedimento com pequenas variações, foi normal em muitos centros de computação durante anos, ele forçava o programador a aprender como operar a máquina e o que fazer quando ela parava. Perto de 1960, pessoas tentaram reduzir o desperdício de tempo automatizando o trabalho do operador.Isso foi também o primeiro passo para o desenvolvimento de uma nova máquina real. Nos anos subseqüentes os sistemas operacionais tornaram-se cada vez mais sofisticados, novas informações foram adicionadas ao nível ISA até que ele começou a parecer um novo nível.

MIGRAÇÃO DA FUNCIONALIDADE PARA MICROCÓDIGO
Em 1970 os projetistas perceberam que podiam acrescentar novas instruções apenasampliando o microprograma. Assim que os projetistas perceberam como era fácil acrescentar novas instruções, começaram a procurar outras características para adicionar a seus microprogramas. ELIMINAÇÃO DA MICROPROGARMAÇÃO Nas décadas de 1960 e 1970, os microprogramas engordavam e tendiam a ficar cada vez mais lentos, pois se tornavam cada vez mais volumosos. Depois de algumas pesquisas perceberam que...
tracking img