Backup e recovery

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Backup e Recovery

O backup e o recovery são duas importantes ferramentas para segurança de dados.

De acordo com Rodrigo Almeida, backup é uma cópia de informações de um banco de dados, isto é,uma réplica dos dados originais, com o propósito de resguardá-los em caso de perda ou falhas do arquivo original.

É possível realizar dois tipos de backup no Oracle: o físico e o lógico. Oprimeiro é geralmente gravado nas fitas de backup. Já o lógico é um armazenamento virtual.

O recovery consiste na recuperação dos arquivos do sistema, ou seja, a reposição dos dados no sistema.

SegundoRodrigo Almeida, muitos administradores de BD e mesmo de Redes utilizam estratégias de gerenciamento de Backup e Recovery com o objetivo certificar-se do funcionamento do sistema e saber as medidasadequadas a serem tomadas de imediato em caso de erro. Ainda segundo o autor, para cada tipo de erro existe um tipo de gerenciamento. Logo, há diferentes tipos de gerenciamento para os arquivos decontrole, datafiles e archived redo logs, que são fundamentais para funcionamento do banco de dados.

SILBERSCHATZ (2006, p. 478) comenta sobre os backups virtuais, criticando os backups físicos.Segundo ele, estes “... são vulneráveis a desastres ambientais, como incêndio, inundação ou terremotos.” Ele, ainda, cita a utilização de um site de backup remoto, que é sincronizado com o site primário,mas de forma independente fisicamente para não ser danificado caso ocorra um desastre no site primário. Essa informação confirma o conceito de backup lógico fornecido por Rodrigo.

Para ELMASRI,NAVATHE (2011, p. 584) o SGBD deve ser capaz de fazer reparos, ou seja, “recuperar dados adulterados ou perdidos...”. O conceito de Recovery, apresentado por Rodrigo Almeida, está de acordo com essanecessidade do SGBD. Isso justifica, ainda, a ampla utilização do Gerenciamento de backup e recovery por administradores, citada por Rodrigo.

José Maurício Santos Pinheiro, afirma que “tão importante...
tracking img