Historia do cinema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Oque é Musicoterapia?

Há indícios de que a musicoterapia existe desde os primórdios, mas como matéria de estudos científicos em processo investigativo, emergiu no século XX e desde então várias definições foram sendo construídas e desenvolvidas. A definição adotada, por sua abrangência e por complementar a idéia dessa pesquisa, é a apresentada por Bruscia (2000), que está inserida em seulivro Definindo musicoterapia, e definida pela Federação Mundial de Musicoterapia (1996,p.6), como:

A utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, nosentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas para desenvolver potenciais e desenvolver ou recuperar funções do individuo de forma que ele possa alcançar melhor integração intra e interpessoal e consequentemente uma melhor qualidade de vida.

A música atuará como intermediador no estabelecimento da relação terapeuta-cliente, visando a melhoria da qualidade devida, estimulando ações físicas, biológicas, psicológicas e sociais do individuo, interagindo-o consigo mesmo e o meio que o cerca (SOUZA,1997).
Esta abordagem visa estabelecer uma relação de ajuda, onde a música, no sentido mais amplo, é o objeto integrador e estimulador. Tendo o corpo como seu primeiro instrumento musical, o individuo estabelece um canal de comunicação, onde a música éimpregnada pelo corpo e o corpo pela música, desde o movimento mais simples passando, pelos elementos que constituem a linguagem musical (ritmo, melodia e harmonia) à musicabilidade verbal (SOUZA, 1997).
Como processo investigativo a musicoterapia se apresenta como uma terapia autoexpressivo, atuando funções cognitivas. A partir do canal sonoro-musical, em atendimento musicoterapico, o paciente pode serestimulado em instancias psíquicas onde muitas vezes a palavra não poderá alcançar, ou seja, em instancias mentais onde a linguagem verbal, devido ao acontecimento por doenças e deficiências, já não intervém com grande poder de penetração.
Em momentos de grande dificuldade de comunicação verbal, muitas vezes é a partir da música que comunicamos nossos sentimentos. Ela reflete o que somos e quemsomos, ao estimular nossas conexões em um nível pessoal e intransferível.
Ao estabelecer a comunicação musical, esta vem carregada de códigos emocionais mais primitivos que, em linhas gerais, permanecem preservados mesmo nos processos de envelhecimentos caracterizados por grande comprometimento cognitivo. Neste caso, o individuo , ao ser estimulado musicalmente, dará inicio a um processo deelaboração de seus sentimentos e emoções. Tais estímulos acabam de organizar, progressivamente, as funções psíquicas do individuo, desde as atividades mais simples às funções superiores, evoluindo até a chegada à compreensão e elaboração de seus conteúdos na linguagem verbal. Tais processos podem ser representados em movimentos, cantos, sons, letras de música, improvisações, composições instrumentais,poesias e inflexões sonoras (Souza,1997).
Através dos canais expressivos do individuo, a musicoterapia favorece a exteriorização das potencialidades existentes, que por diversos motivos deixaram de der utilizados e vivenciados, e sendo assim se sente gratificado, realimenta-se e impulsiona-se para novas modificações expressivas, completando o mecanismo de “feed-back”, proporcionando mudançaspositivas de comportamento.
A musicoterapia vem se fundamentando nas investigações práticas e teóricas que nos fornecem conhecimentos de que, se utilizarmos certos elementos musicais, podemos aumentar e diminuir o tônus muscular, produzir efeitos variáveis no pulso, na pressão sanguinea e na função endócrina, alterar o ritmo respiratório e sua regularidade entre outros.
Neste trabalho utilizou-se de...
tracking img