Historia do carnaval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
HISTÓRIA









































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ORIGEM DO CARNAVAL 5
2.2 O CARNAVAL NO BRASIL 5
2.3 O CARNAVAL NA BAHIA 6

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10


1 INTRODUÇÃO
Para entender oCarnaval de hoje é preciso voltar no tempo e saber o significado das festas e de onde se originam.
O carnaval é festejado desde há muito tempo no mundo Ocidental. Ao longo da história alguns elementos foram preservados outros incorporados em um movimento constante de criação e recriação.
A partir de uma pesquisa bibliográfica será feito um breve resgate histórico do carnaval depois serãoressaltadas as principais manifestações carnavalescas no Brasil, em especial o carnaval da Bahia que é uma das maiores manifestações populares do mundo.



2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ORIGEM DO CARNAVAL

A origem do carnaval é muito discutindo e há várias versões para tal. Alguns historiadores associam suas raízes nos meados dos anos 600 a 520 a.C. através dessa festa os gregos realizavam seus cultos emagradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção, depois incluíram bebida e práticas sexuais, o que aos olhos da Igreja tornava-se intolerável. Há quem atribuía seu início no Egito, em homenagem à deusa Isis e o Touro Apis com danças, festas e pessoas mascaradas. Já outros atribuem o início do carnaval aos cultos ao Deus Dionísio, o Rei Momo, patrono do vinho e do seu cultivo.Tendo sempre sido marcado por alegres comemorações, com muita libertinagem os atos de alimentar-se, beber e busca incessante dos prazeres canais. E outros ainda falam da Roma Antiga, homenageando Saturnais, a celebração da volta da primavera, que simbolizava o Renascer da Natureza.
Hiriam Araujo, em seu livro carnaval, relata que a origem das festas carnavalescas não tem como ser precisamenteestabelecida, mas que deve estar relacionada aos cultos agrários, às festas egípcias, e mais tarde ao culto a Dionísio, ritual que acontecia na Grécia, entre os anos 605 e 527 a.C. Uma coisa, porém é comum a todos: o carnaval tem sua história, astronômicos ou da natureza. O carnaval se caracteriza por festas, divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas.
Com o passar dotempo o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança, o que aos olhos cristãos eram “atos pecaminosos”. A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, um período de festas seguidas peloano lunar no cristianismo da Idade Média, tal modificação foi marcado pelo “adeus a carne”, pois do latim “carne vale” dava origem ao termo carnaval.
A partir do século XI a implantação da Semana Santa pela Igreja Católica Romana, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam aQuarta Feira de Cinzas, pois, a partir da quarta-feira de cinzas, a um “afastamento” dos prazeres da carne.
No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os desfiles e fantasias, produto da sociedade.
2.2 O CARNAVAL NO BRASIL
No Brasil, o carnaval chegou através dos portugueses no século XVII conhecido como Entrudo e foi influenciado pelas festascarnavalescas que aconteciam na Europa e uma introdução a Quaresma, através de uma brincadeira que tinha uma característica essencialmente gastronômica, um mela-mela mistura de ovo, farinha e água e era marcado por um divertimento agressivo com alguma violência. Fazia-se esferas de cera bem finas com o interior cheio de água-de-cheiro ou substâncias mau cheirosas e atirava nas pessoas e a festa foi...
tracking img