Saneamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A produção do concreto consiste em uma série de operações de forma a se obter, a partir dos materiais componentes o concreto desejado.
 As operações necessárias à obtenção do concreto são:  dosagem;  mistura;  transporte;  lançamento;

 adensamento;
 cura.

DOSAGEM DO CONCRETO Dosar um concreto consiste em determinar a proporção mais adequada e econômica, com que cada materialentra na composição da mistura, objetivando as propriedades já identificadas para o concreto fresco e endurecido.

MISTURA OU AMASSAMENTO É a primeira fase da produção propriamente dita do concreto e tem como objetivo a obtenção de uma massa homogênea onde todos os componentes estejam em contato entre si. Pode ser realizada manualmente ou mecanicamente.

MISTURA OU AMASSAMENTO (manual) MISTURA OU AMASSAMENTO (mecânica)

TRANSPORTE E LANÇAMENTO É a terceira etapa da produção do concreto, que após a mistura, tem que ser transportado ao local de enchimento das formas.

O lançamento é a operação que consiste em colocar o concreto nas formas. O tempo máximo permitido entre o amassamento e o lançamento, esta situado entre 1 e 2 horas.

ADENSAMENTO É a operação que tem porfinalidade a eliminação do ar e dos vazios contidos na massa. Deve ser feito durante e imediatamente após o lançamento. O adensamento pode ser executado por processos manuais - socamento ou apiloamento - ou por processos mecânicos - vibração ou centrifugação

CURA
Denomina-se cura o conjunto de medidas que têm por finalidade evitar a evaporação prematura da água necessária à hidratação do cimento. Osmétodos de cura mais usados nas obras são:

    

recobrimento simples da superfície imersão envolvimento ou recobrimento total da superfície manutenção da umidade da forma aplicação de cloreto de cálcio

 ANTES DO ENDURECIMENTO

 DEPOIS DO ENDURECIMENTO

ANTES DO ENDURECIMENTO:

DEPOIS DO ENDURECIMENTO:

 Com a evolução dos materiais, das tecnologias e

métodosconstrutivos, somadas à exigência dos projetos, grandes vãos e peças em balanço estão presentes nas construções, porém se não executadas de forma correta, levam ao surgimentos de trincas e fissuras.

Principais causas:  Concreto com baixa resistência  Desforma precoce  Erros de cálculo e projeto

PRINCIPAIS CAUSAS:
 Presença de cloretos
 Insuficiência ou má qualidade do concreto dorecobrimento da armadura

PRESENÇA DE CLORETOS

Podem estar presente na água de amassamento, e eventualmente nos agregados. Em regiões próximas ao mar ou em atmosferas industriais, só cloretos penetram no concreto durante a fase de uso.

INSUFICIÊNCIA OU MÁ QUALIDADE DO CONCRETO DO RECOBRIMENTO DA ARMADURA

O pH do cimento hidratado é aproximadamente 12,5 o que protege o aço da corrosão. INSUFICIÊNCIA OU MÁ QUALIDADE DO CONCRETO DO RECOBRIMENTO DA ARMADURA Quando o hidróxido de cálcio reage com o gás carbônico da atmosfera, conforme a equação: Ca(OH)2 + CO2 = CaCO3+ H2O O pH cai para 9, tornando possível a corrosão da armadura.

INSUFICIÊNCIA OU MÁ QUALIDADE DO CONCRETO DO RECOBRIMENTO DA ARMADURA

Contudo, o tempo que a carbonatação leva para atingir a profundidade onde seencontra o aço depende, mantidas todas as demais condições constantes, da espessura do recobrimento e de sua permeabilidade. Esta pode ser associada à resistência mecânica do concreto (que depende do fator água /cimento) e ao grau de compactação.

INSUFICIÊNCIA OU MÁ QUALIDADE DO CONCRETO DO RECOBRIMENTO DA ARMADURA
Dobrando a espessura do recobrimento, multiplica-se por quatro o período de tempoque a carbonatação levará par atingir a armadura.

PRINCIPAIS CAUSAS:
 Qualidade da madeira

usada nas fôrmas;  Cuidado na execução das fôrmas;  Cuidado na execução dos escoramentos.

DEFINIÇÃO: separação dos componentes da mistura.

Pode ser classificada como:  Segregação interna : as partículas maiores e mais pesadas tendem a assentar na parte inferior;
 Segregação externa...
tracking img