Historia do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DAMATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heróis: Para uma Sociologia do dilema Brasileiro.

Na obra começa fazendo uma analogia sobre o Dia da Pátria, Carnaval e as festas religiosas. Observandoque cada momento festivo remete ao grupo ou categoria social que vai do povo ao Estado, passando pela Igreja, numa forma organizatória de um sistema muito preocupado com o “cada qual no seu lugar”.
NoDia da Pátria, é ordenado segundo um eixo hierárquico mais formal, o ritual assume explicitamente tal principio desse modo, há uma nítida separação entre o povo e as autoridades, onde pelo localsacralizado se presta continência as mais altas autoridades constituídas, o povo faz papel de assistente e junto com os soldados prestigia o ato de solidariedade, junto as autoridades e os símbolosnacionais.
No Carnaval, os desfiles das escolas de Samba escapam do eixo da hierarquização cotidiana, sendo os grupos colocados e livre competição, sua ideologia é de comunitas, há lugar para todos osseres, tipos, personagens, categorias e grupos. Forma-se o que pode ser chamado de um campo social aberto, sinal de trégua entre os dominantes e dominados.
Os vestes no Dia da Pátria é o uniforme quetorna os homens iguais no nível de sua posição, ou seja ocorre apenas uma mudança de grau que ocupa e não de qualidade entre um tipo e outro.Já no Carnaval a roupagem apropriada é a fantasia quedistinguem e revelam,já que cada um é livre para escolher a fantasia que quiser.
Em uma analise precedente permite colocar o Dia da Pátria e os carnavais, como rituais simétricos e inversos no quadro davida social, é preciso lembrar que o Carnaval termina na Quarta Feira de Cinza com o silencio de uma missa e a parada do Dia da Pátria termina na dispersão informal onde soldados,oficiais retomam seuslugares no universo do mundo diário.
O outro problema diz respeitos as “festas de igrejas” ou “festas de santo”. Tais ritos são em geral iniciados com as missas e terminam com uma festa no adro da...
tracking img