Historia do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA






FRANCISCA MÁRCIA DE MEDEIROS GOMES






A RELAÇÃO ENTRE SAGRADO E PROFANO NA FESTA DA PADROEIRA DE MALTA/PB













PATOS-PB
2012

FRANCISCA MÁRCIA DE MEDEIROS GOMES







A RELAÇÃO ENTRE SAGRADO E PROFANO NA FESTA DA PADROEIRA DE MALTA/PBProjeto de Pesquisa apresentado a disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), do Curso de Licenciatura Plena em História das Faculdades Integradas de Patos, em cumprimento às exigências para a aprovação na disciplina.


Orientadora: Profª. Ms. Rosemary Ramos Rodrigues











Patos-PB
2012
SUMÁRIO


1INTRODUÇÃO 03
2 JUSTIFICATIVA 04
3 OBJETIVOS 05
3.1 OBJETIVO GERAL 05
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 05
4 PROBLEMA E HIPÓTESE 06
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 07
6 METODOLOGIA 12
REFERÊNCIAS 13






















1 INTRODUÇÃO


O trabalho tem como tema a relação entre o Sagrado e Profano na Festa da Padroeira de Nossa Senhora da Conceição nomunicípio de Malta/Pb.
O assunto proposto resulta de certa identificação no âmbito religioso e também uma aspiração em aprofundar meu conhecimento e resgatar a história da origem da religiosidade local.
Sabe-se que os elementos religiosos influenciam de forma significativa o cotidiano da sociedade. Portanto, percebe-se também o entendimento acerca da formação do sentimento depertencimento, pois uma festa de padroeira apresenta a manifestação cultural e religiosa de uma dada localidade.
O Sagrado é entendido como algo transcendental, espiritual, divino. O Profano seria tudo aquilo que atribuímos como sinônimo de mundano, pecaminoso, isto é, aquilo que está fora do contexto de religião. No entanto, torna-se bastante difícil tentar apresentar uma definição emseparado acerca de Sagrado e Profano, pois eles dialogam cotidianamente. São experiências que compartilhamos ao longo da vida religiosa, através de práticas pessoais, solitárias e em sociedade de forma coletiva.
A própria Festa da Padroeira da cidade, na qual analisaremos, é vista como um espaço diverso porque é ao mesmo tempo lugar de devoção, de grande manifestação de fé e também aexpressão viva da cultura do povo. Ou seja, enquanto que para algumas pessoas a festa da padroeira é um momento de demonstração de exaltação à Maria, mãe de Jesus, para outras esse momento não vai além de encontros para diversão, entretenimento. Portanto, a Festa da Padroeira é formada por circunstâncias sagradas e profanas.
O objetivo do referido trabalho é justamente analisar as práticasculturais e sociais da festa de padroeira de Malta, mostrando o possível entrelaçamento entre sagrado e profano, apresentando de que maneira se dá essa relação.







2 JUSTIFICATIVA


O presente trabalho é de grande relevância para a sociedade de Malta, pois não há conhecimento de uma análise de cunho científico em torno da religiosidade local, principalmente em relação asua Festa da Padroeira. Sobretudo, existe uma imensa escassez quanto às bibliografias da história de Malta, as pouquíssimas referências existentes são as revistas comemorativas da cidade, relatos de pessoas mais idosas e alguns acontecimentos registrados nos livros da paróquia da mesma.
Assim, esta pesquisa poderá proporcionar aos cidadãos maltenses a ter uma compreensão da Festa daPadroeira atrelada ao ambiente Sagrado, porém composta de práticas Profanas presentes o tempo todo através da experimentação do social e cultural contida neste espaço.
Portanto, como residente desta cidade me sinto bastante contente em poder contribuir de alguma forma para os próximos trabalhos que poderão surgir em torno deste assunto, tendo em vista que a história de malta ainda está em...
tracking img