Historia do brasil ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Pré-Descobrimento
A formação de Portugal está ligada às lutas de reconquista da Península Ibérica. A dinastia de Avis que foi o auge de D. João no poder, representou a vitória de um começo do nacionalismo, subiu ao trono para reinar dois séculos (1385-1580). Entre os fatores que possibilitaram a competição com a nobreza titulada, destaca-se: a situação geográfica de Portugal. A guerracontra os mouros obrigava o governo a contrair empréstimos. Verificou-se que o país não contava com uma sólida estrutura capitalista mercantil que permitisse os novos concorrentes que tinham aparecido: holandeses, franceses e ingleses. Portugal é um país voltado para o mar, o sal e a pesca, já constituem riquezas básicas.
Movidos pelo desejo de acabar com o monopólio italiano, os portuguesescomeçaram com a ocupação de Celta, Cabo da Boa Esperança, e a tentativa de descoberta do caminho para as Índias. O Tratado de Tordesilhas (1494) acabou determinando que o Brasil, ou pelo menos boa dele, pertencesse a Portugal.
A “descoberta” oficial ocorreu em 1500.

A fase pré-colonizadora (1500-1530)
Neste período não houve colonização do Brasil, pois os portugueses não se fixaram na terra.Após os primeiro contatos com os indígenas,os portugueses começaram a explorar o pau-brasil da Mata Atlântica. Para executar esta exploração, os portugueses utilizaram o escambo, ou seja, deram espelhos, chocalhos e outras bugigangas aos nativos em troca do trabalho.
Nestes trintas anos o Brasil foi atacado por holandeses, ingleses e franceses que tinham ficado de fora do Tratado de Tordesilhas.Os Corsários (protestantes que detinham a carta do corso) ou piratas também saqueavam e contrabandeavam o pau-brasil. Para tentar evitar esses ataques, Portugal organizou e enviou ao Brasil as Expedições Guarda-Costas, porém com poucos resultados.
Os portugueses continuaram a exploração da madeira, construindo as feitorias no litoral que nada mais eram do que armazéns e postos de trocas com osindígenas.

Século XVI – início da colonização
No ano de 1530, o rei de Portugal organizou a primeira expedição com objetivos de colonização. Esta foi comandada por Martim Afonso de Souza e tinha como objetivos: povoar o território brasileiro, expulsar os invasores e iniciar o cultivo de cana-de-açúcar no Brasil.
Para possibilitar uma melhor administração, o Brasil foi dividido em CapitaniasHereditárias. Essas capitanias, criadas por D. João III, enfrentaram vários problemas. Em 1549 foi nomeado o primeiro governador geral do Brasil, criado para coordenação das capitanias. Passaram a existir as capitanias reais.
Após a tentativa fracassada de estabelecer as Capitanias Hereditárias, a coroa portuguesa estabeleceu no Brasil o Governo Geral, que pode ser definido como primeiro esboço dopoder público no Brasil. Era a forma de centralizar e ter mais controle da colônia. Os primeiros governadores gerais foram encarregados de tarefas administrativas e militares por um prazo de 3 anos. Os primeiros marcos da tarefa colonizadora: Tomé de Souza, Duarte da Costa e Mem de Sá.

O mito do bom selvagem
Esse mito, também conhecido como “idade de ouro da humanidade”, era baseado no fatodos europeus estarem vivendo uma crise econômica, política, social e cultural, a ponto de ansiarem por um lugar novo que lhes devolveria a segurança de outros tempos. Tal lugar seria o Brasil, que para os europeus era uma terra de abundância, sem as doenças que afetavam a Europa e imensa de vontade. Essa utopia idealizava os indígenas como um povo que vivia num estado de pureza, com habitantesatingindo idade avançada.

Pernambuco Leão do Norte

Economia Colonial
Desde o início da colonização, a produção colonial voltou-se para os interesses metropolitanos e desta forma, outras atividades econômicas foram marginalizadas. O latifúndio monocultor, apoiado no trabalho escravo africano formou a base do Antigo Sistema Colonial. Na verdade, primeiro nível de acumulação de capitais...
tracking img