Historia ditadura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) O que causou o golpe militar de 31 de março de 1964?
O golpe militar de 31 de março de 1964 levou os militares a assumir o controle da vida política brasileira. Com a saída de João Goulart tinha assumido interinamente a Presidência da República Ranieri Mazzilli, presidente da Câmara. Pouco depois disso foi formada uma junta militar formada por chefes militares das três Armas passou a comporo Comando Supremo da Revolução que ocupou o poder.

2) O que foi o Ato Institucional?
Em 9 de abril foi decretado o Ato Institucional (AI-1) que deu início ao regime de exceção que vigorou no País durante duas décadas. Os parlamentares tiveram seus mandatos cassados e centenas de pessoas foram atingidas por aposentadorias compulsórias. Houve reformas no meio militar e intensas perseguiçõespolíticas.

3) O que aconteceu com a oposição?
Tentava-se eliminar de todas as formas, eliminar as possíveis oposições ao regime militar que se implantava. Foram cassados os direitos políticos de João Goulart, Jânio Quadros, Leonel Brizola, Miguel Arraes e Luis Carlos Prestes, com a intenção de desarmar a oposição. Pouco depois Juscelino Kubitschek também perdia seus direitos políticos.Começou uma intensa perseguição a líderes sindicais e estudantis, intelectuais e jornalista.

4) Quem foi o primeiro presidente militar?
A 15 de abril de 1964, assumia a presidência Humberto Alencar Castelo Branco, o primeiro presidente militar. Considerado representante de uma linha moderada entre os militares, ele dizia que ia defender uma volta rápida à vida democrática após a realização dealgumas reformas que julgava necessárias.

5) Conforme a promessa do presidente Humberto Alencar Castelo Branco, a democracia voltou?
Não foi isso que aconteceu. Após a promulgação de uma nova Constituição em 1967 a Presidência foi ocupada pelo marechal Artur da Costa e Silva, identificado com a chamada linha dura. A ditadura militar atingiu seu ápice durante a Presidência de EmílioGarrastazu Médici.

6) Como se deu o retorno a democracia?
O retorno a normalidade democrática deu-se numa transição “lenta e gradual” a partir do governo de Ernesto Geisel, sendo concluída por João Batista de Oliveira Figueiredo.

7) O acontecimento da tomada do poder por militares foi uma revolução ou um golpe?
Depende de quem interpreta a história. Foram considerados como uma revoluçãopor aqueles que os apoiaram. Nesse ponto de vista os militares teriam tomado as rédeas do poder para garantir a ordem e o avanço da economia. Entretanto há outra visão do assunto. Nela os militares são responsabilizados por terem interrompido um processo de mudança que visavam construir um modelo de desenvolvimento econômico que trouxesse alterações profundas na ordem econômica e social e maiorjustiça social.

8) O que significou o golpe militar de 1964?
O golpe militar significaria uma modificação radical na rota que o País estaria seguindo, favorecendo a entrada de capital estrangeiro, garantindo os esquemas tradicionais de propriedade de terra e contendo as reivindicações sociais com o recurso do fechamento político. O golpe paralisou, para em seguida desarticular as forçasembaladas na mobilização social por um país novo, diferente, mais justo e mais livre.

9) Quem participou do movimento civil militar de 1964 e qual era a intenção deles?
Os setores sociais que participaram do movimento civil militar de 1964 compunham um agrupamento heterogêneo embora com expectativas comuns: a repressão aos movimentos das classes dominadas, o “fim do comunismo” e a reorientaçãoda economia.

10) Como foi implantada a ditadura militar?
A ditadura militar foi implantada por meio da suspensão dos mecanismos políticos vigentes e da criação de outros, como por exemplo, facultar ao presidente a decisão de fechar o Congresso nacional quando julgasse necessário e expandir suas atribuições às áreas do Legislativo e do Judiciário. Na prática produziu-se ao mesmo tempo a...
tracking img