Historia de sucesso alberto saraiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História de Sucesso de Alberto Saraiva dono do









Nome: Denise Delgado RA:

A vinda ao Brasil

Quando criança Alberto Saraiva, dividia com os pais, portugueses como ele, o sonho de ser médico. Esse fato fez com que no começo da década de 70 a família Saraiva se mudasse para a capital de São Paulo, a fim de dar a oportunidade ao filho de ingressar no curso demedicina. Como meio de sustento abriram uma padaria no bairro de do Brás. Mas logo no primeiro ano de curso, a violência da cidade grande mudou o destino de Alberto: o assassinato de seu pai durante um assalto, em 1973, Saraiva sendo o filho mais velho, apenas com 20 anos de idade viu se obrigado a abandonar a faculdade e assumir a responsabilidade se dedicando ao negócio da família. Mal sabia que,ironicamente, ali começava sua historia de sucesso.

Inexperiente, passou por muitas dificuldades gerindo a padaria e percebeu que era preciso não apenas gerir bem, mas sim conhecer o trabalho para não depender somente dos seus funcionários e também para melhorar a qualidade dos pães.

"Na padaria eu aprendi que precisava saber fazer pão para ter bons padeiros"
Alberto SaraivaConseguiu mais do que isso: reduzindo preços numa época em que se reclamava do tabelamento, Saraiva quadruplicou a quantidade vendida. Depois dessa primeira vitória, Saraiva se especializou em montar e vender negócios vendeu a padaria e investiu em uma lanchonete. Essa foi à primeira de muitas que ainda viriam. Já formado em medicina, decidiu se dedicar mesmo ao comércio, que também o atraía.Quando montava uma lanchonete no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, pediu-lhe emprego um senhor de 70 anos, entediado com a vida de aposentado, chamado Paulo Abud. O que ele sabia fazer? Comida árabe - trabalhara 25 anos com isso. Apreciador de esfihas e quibes, Saraiva logo abraçou a idéia: achava que a maioria das pessoas também apreciava essa culinária, mas tinha pouco acesso a ela, restrita àcolônia árabe, os restaurantes especializados nesse tipo de comida eram muito caros.

O começo do Habib´s

Em 1988 o Habib´s inaugurou sua primeira loja na Avenida Cerro Corá, no bairro paulistano da Lapa - e adotou a orientação para preços baixos que o acompanhava desde a primeira padaria. Saraiva delegou a cozinha a Abud e tratou de planejar o menu, selecionou os pratos árabes maisconhecidos e rápidos de fazer e adicionou produtos de sua experiência anterior, como pizza, fogazza e sanduíches. Além disso, ajustou as receitas árabes ao gosto nacional. Assim, o pão sírio ganhou uma versão mais macia e dourada, charutos e abobrinhas recheadas entre outros produtos.

Saraiva percebeu uma oportunidade observando o publico de baixo poder aquisitivo e esse foi o seu diferencial.Ele democratizou o consumo de seus produtos com preços que são acessíveis ao orçamento dos brasileiros, fazendo com que as pessoas pudessem frequentar um restaurante, comer bem e gastar pouco. A partir do sucesso do empreendedorismo, começou a receber muitas pessoas querendo investir com ele, formou um grupo de sócios sempre atuantes, que entravam com capital e trabalho.



“Uma coisa queme caracteriza muito é o poder de relacionamento e de liderança, de uma maneira não agressiva e que as pessoas aceitam. As receitas das comidas eram minhas, eu as fazia, eu escolhia os pontos comerciais, eu dava a oportunidade de o indivíduo entrar junto comigo no negócio e não exigia nada da pessoa, apenas fazia a pergunta “O que você tem para dar em troca?”. Assim, eu não ganhei sócios, masamigos. Eles viam minha dedicação. Quando inaugurava uma loja, eu ficava lá direto até ela decolar, e dava cobertura por quanto tempo mais fosse preciso”.
Alberto Saraiva

Quando chegou na 14º lojas, começaram então um dos primeiros problemas, porque já não tinha mais disponibilidade para cuidar de todas. E, então, alguns sócios começaram a interferir no processo, mudando receitas, por exemplo,...
tracking img