Historia de formosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arraial de Couros foi o primeiro nome de Formosa, criada na segunda metade do século XVII, com o desdobramento do município de Luziânia, nessa época também Arraial. Sabe-se que as primeiras casas foram erguidas por negros, fugindo da febre amarela que estaria dizimando os moradores de um outro Arraial, o de Santo Antônio do Itiquira, na barra do rio Itiquira com o rio Paranã.

Em 4 de outubrode 1767 o padre Antônio Francisco de Melo celebrou a primeira missa na Casa de Oração de Couros. Um marco histórico foi a instalação da Estação Fiscal Registro da Lagoa Feia, em fevereiro de 1736, por ordem do rei de Portugal temendo a evasão do ouro e o não pagamento dos tributos. Somente em 1º de agosto de 1843, o arraial foi elevado à categoria de vila, e pela primeira vez apareceu o nomeFormosa: Vila Formosa da Imperatriz.

Mas, o município de Formosa só foi instalado no dia 22 de fevereiro de 1844 e seu primeiro prefeito foi o Sr. Lázaro de Melo Álvares.

Formosa tem uma área de 7854 Km2 e distanciada 90 Km de Brasília.

Formosa na época da Pré-História

Após diversos estudos realizados em Formosa, Planaltina, Luziânia, Goiânia e Campinas (SP), podemos concluir que:

- Osprimeiros moradores de Município de Formosa foram os paleoíndios ou paleoamerindios, que deixaram pinturas em cavernas e gravações em pedras, datadas de 4.500 anos atrás, na Lapa da Pedra e no Sítio Arqueológico do Bisnau, localizado entre os distritos do Bezerra e JK.

Formosa na época do Brasil Colônia

- Há pelo menos 300 anos atrás, moravam em Formosa os índios Crixás, segundo relato daexpedição do Anhanguera em Formosa, em 1.722.

- Os primeiros moradores Não-Índios de Formosa devem ter sido os nordestinos brasileiros ou europeus, vindo da Bahia, trazendo gado (1700,1715 ou 1722). O próprio Anhanguera relata que, em 1722, apesar de não Ter encontrado homem branco em Formosa, encontrou estrume de vaca em Formosa.

- Os primeiros moradores brancos ( brasileiros ou europeus) domunicípio de Formosa. Está comprovado por documentos oficiais em Portugal que os primeiros moradores brancos de Formosa estabeleceram fazendas de criação de gado, por meio de sesmarias, a partir de 1739.

- Dois arraiais vão ser criados na região de Formosa nessa época: existem documentos oficiais indicando a data mais antiga para o Arraial dos Couros como sendo de 1749 e para o Arraial de SantoAntônio do Itiquira, 1754.

- Jacinto ( 1979) entrevistou alguns descendentes dos negros que viviam em Formosa e eles confirmaram que seus ancestrais viveram no Itiquira e se mudaram para Couros por conta da malária ( febre amarela).

- Bertran ( 1994) conclui que a transferência do arraial de Santo Antônio para o Arraial dos Couros pode ter sido gradual ( ao longo dos anos, e não de uma sóvez). Da mesma forma que pode ter sido parcial ( nem todos se mudaram), porque

- Jacintho ( 1979) diz que, em 1930, ( quase 200 anos depois) ainda existiam taperas ( resto de casa) e uma capela na região do antigo distrito do Itiquira.

- Jacintho ( 1979) também comenta a possibilidade da transferência ter sido gradual. De acordo com ele (1979, p. 20) "essa transferência deve ter sido depois de1736, porque os habitantes do arraial abandonado deviam ter permanecido nele por alguns anos, apesar de serem dizimados por febre: deve ter sido mesmo no meado do Século XVIII que esses habitantes se estabeleceram em Couros (...)".

- Entre 1744 e 1749, o Padre Antônio Mendes Santiago, do Bispado de Pernambuco, realiza a primeira missa em Formosa e em 1767, o Padre Antônio Francisco de Mello, deLuziânia, conduz missas na Casa de Orações de Couros.

A origem do nome Couros

Não há consenso entre pesquisadores e a tradição sobre a origem do nome couros. Alguns apontam que os moradores vendiam peles de animais selvagens, outros diziam que vendiam couro de vaca, alguns comentavam que as casas eram cobertas com couros, e outros diziam que eram os comerciantes/ tropeiros que acampavam...
tracking img