China

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CHINA
A FORMAÇÃO DA CHINA COMUNISTA
A China é um país milenar. Ao longo de séculos de história, alternou períodos de maior ou menor produção tecnológica, cultural e artística. Porém, no final do século XIX, sob o governo da dinastia Manchu, o império estava decadente. A figura do imperador era apenas decorativa, e naquela época o país fora partilhado entre potências estrangeiras.
No início doséculo XX sob a liderança do político Sun Yat-sen (1866-1925), foi organizado um movimento nacionalista hostil à dinastia Manchu e à dominação estrangeira. Esse movimento culminou em uma revolução que atingiu as principais cidades do país, pôs fim ao império e instaurou a República em 1912. Sob a direção de Yat-sen, foi organizado o Partido Nacionalista, o Kuomintang.
Apesar da proclamação daRepública, o país continuava envolto no caos político, econômico e social, e mantinham-se os laços de dependência com as potências estrangeiras.
Nessa época começou a se desenvolver uma incipiente industrialização, com a chegada de capitais estrangeiros interessados em aproveitar a mão de obra muito barata e a grande disponibilidade de matérias-primas. Começaram a ser instaladas algumas fábricas nasprincipais cidades do país, sobretudo em Xangai. No conjunto, porém, a China continuava a ser um país camponês dominado por estrangeiros. A tímida industrialização foi interrompida pela invasão e ocupação japonesa, na década de 1930, e pela guerra civil que se estendeu de 1927 até 1949.
Nesse contexto, ideias revolucionárias ganharam força entre muitos intelectuais chineses. À influência daRevolução Russa juntou-se o sentimento nacionalista e anticolonial, dando origem ao Partido Comunista Chinês (PCCh), em 1921. Entre os fundadores estava Mao Tse-tung (1893-1976), seu futuro lider.
Com a morte de Sun Yat-sen, o Kuomintang passou a ser controlado pelo militar Chiang Kai-shek (1887-1975), que a partir de 1928 passou a liderar o Governo Nacional da China, embora não controlasse todo oterritório. Após curta convivência pacífica, o governo nacionalista colocou o PCCh na ilegalidade, iniciando uma guerra civil entre comunistas e nacionalistas que se estendeu até o fim da década de 1940. Em 1934, os japoneses implantaram na Manchúria, com a conivência das potências ocidentais, Manchukuo (Reino Manchu), um país apenas formalmente independente Seu governante era Pu Yi, o últimoimperador chinês, na verdade um governante fantoche. Quem de fato governava Manchukuo eram os japoneses, que tinham se apoderado de uma das regiões mais ricas em minérios e combustíveis fósseis de toda a China.
Em 1937, os japoneses declararam guerra total contra a China e chegaram a ocupar próximo do fim da Segunda Guerra, cerca de dois terços de seu território. Somente nese breve período houve umapaziguamento entre comunistas e nacionalistas, empenhados em derrotar os invasores japoneses. Bastou o Japão assinar sua rendição para que o conflito interno na China reacendesse.
Depois de 22 anos de guerra civil, com breves interrupções, os comunistas do Exército de Libertação Popular — formado por voluntários, em sua maioria camponeses, e liderado por Mao Tse-tung — saíram vitoriosos. Em outubrode 1949 foi proclamada a República Popular da China, e o território continental do país foi unificado sob o controle dos comunistas, comandados por Mao, então secretário-geral do PCCh: nascia a China Comunista . Entretanto, os membros do Kuomintang, comandados por Chiang Kai-shek, se refugiaram na Ilha de Formosa, onde fundaram a República da China ou China Nacionalista, mais conhecida comoTaiwan, que o governo de Pequim sempre considerou uma província rebelde.
A Revolução Chinesa de 1949 foi um divisor de águas fundamental na história do país, e isso já ficara evidente quando Mao Tse-tung, em discurso feito durante a proclamação da República, afirmou para uma multidão em Pequim: “O povo chinês se levantou [...]; ninguém nos insultará novamente”.
No início do período revolucionário,...
tracking img