Historia da venezuela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
















TANIA MARA VON BERG ONDERE
“Atualidades Latino-americas cidadania e educação”
Prof° Marcel Fernando










VENEZUELA




















Junho/2009







VENEZUELA


Este belíssimo país localiza-se ao norte da Américado Sul. É banhada pelo mar do Caribe e faz fronteira com a Colômbia a Guiana e o Brasil. Sua capital, Caracas Com uma população de aproximadamente 4 milhões de habitantes é a cidade mais populosa da Venezuela. Localizada perto da costa marítima, Porto de Guaíra, está a uma altura de mais de 800 metros, razão principal de seu clima bastante agradável.


[pic]
Fonte:http://bbfi-southamerica.org/Patterson_C/images/caracas.jpg




O país é atravessado pelo Rio Orinoco e no lago Maracaíbo concentra-se a extração de petróleo que é a principal atividade econômica nacional.
O Rio Orinoco é um dos principais rios da América do Sul, e tem a terceira maior bacia hidrográfica neste continente, cobrindo uma área de 948 000 km2. É o principal rio da Venezuela,abrangendo quatro quintos do território do país, que percorre sinuosamente por 2 740 km. Além da Venezuela, a bacia do Orinoco abrange um quarto do território da Colômbia. A sua nascente é na serra Parima, no sul da Venezuela, próximo da fronteira do Brasil, a uma altitude de 1047 m. Descendo os contrafortes da serra com violência devido a uma forte inclinação na direção oeste-noroeste, chega a ter500 m de largura com corredeiras espetaculares. A partir de uma bifurcação em seu leito, o curso do rio muda para a direção noroeste. Ainda no alto curso o rio tem um braço chamado de canal Casiquiare, que interliga o Orinoco com as águas do rio Negro, o principal tributário da margem esquerda do rio Solimões. Circunda assim o Planalto das Guianas.
A extração de petróleo, que é a principalatividade econômica nacional, representa 80% das exportações.


[pic]
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/75/Orinoco_33._2005.jpg


O país possui 26,7 milhões de pessoas, grande maioria descendentes de europeus, filhos de europeus nascidos na América e índios (eroameríndios). A Venezuela é um país rico, com a descoberta do petróleo sua exploração ecomércio fizeram com que a Venezuela enriquecesse muito, no entanto o povo venezuelano continua pobre, o que causa um contraste (dicotomia) político-social. Enquanto a economia do estado se fortalece o povo, enfraquece. O que causa uma enorme contradição no que diz respeito a sua intenção socialista.
A Venezuela é o único país ocidental que faz parte da OPEP, é o sexto maior exportador depetróleo e possui uma das maiores reservas petrolíferas do mundo. Como a empresa gera muitos tributos o governo investe em programas sociais nas áreas da saúde, educação e atendimento a população mais pobre, quer dizer, não existe uma distribuição de renda.
A Venezuela conquistou sua independência em 1821 e sua democracia já foi uma referencia na América Latina. Quando foi descoberto o petróleo opaís saltou de pobre para rico. No início, a pobreza e as desigualdades diminuíram, no entanto, mais tarde, as coisas mudam.
De 1928 até 1970, o país era o maior exportador de petróleo do mundo e o segundo produtor do mundo, assim a Venezuela entrou para o sistema capitalista mundial por meio da produção e comercialização do petróleo, deixando de ser uma sociedade agropecuária eexportadora, para ser uma sociedade dinamizada pela economia do petróleo. Sem uma estrutura urbana adequada, o país se urbanizou e se industrializou. Houve uma migração para essas regiões, os camponeses passam a ser, empregados, operários e muitos passam a ser marginais. A classe média cresceu de acordo com as carências de uma economia assalariada. Desta forma, o estado transforma-se em empresário,...
tracking img