Historia da taxonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Educacional Recanto da Criança Interativo

HISTÓRIA DA TAXONOMIA

Manaus
2012
Bruno Cativo Siqueira
Série: 2º Turma: C

HISTÓRIA DA TAXONOMIA

Trabalho de pesquisa elaborado individualmente para nota parcial na disciplina de Biologia ministrado pelo professor Ronildo do 2º ano do Ensino Médio Turma C do Centro Educacional Recanto da Criança Interativo

Manaus
2012

“Aqueles que não conseguem se
Lembrar dos erros do passado estão
Condenados a repeti-loz no futuro”
(George Santayanna)

SUMÁRIO

Introdução__________________________________________________________________05
História da Taxonomia_________________________________________________________06
Divisão da Taxonomia_________________________________________________________06
Taxonomia deLineu___________________________________________________________07
Taxonomia Vegetal___________________________________________________________07
Conclusão___________________________________________________________________09
Bibliografia__________________________________________________________________10

INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos um pouco sobre a taxonomia e seus estudos, falaremos tambémsobre a evolução da classificação, diferenças entre os grupos e suas características.
A taxonomia e dividida em dois grupos zoológicas e botânicas, são classificadas em: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. A pesar de existir esses dois grupos essa classificação pode abranger todos os seres tanto do reino botânico ou zoológico



HISTÓRIA TAXONOMIA

Taxonomia é a ciênciaque classifica os seres vivos. Também chamada de “taxionomia” ou “taxeonomia”, ela estabelece critérios para classificar todos os animais e plantas sobre a Terra em grupos de acordo com as características fisiológicas, evolutivas e anatômicas e ecológicas de cada animal ou grupo animal.
A primeira tentativa de se classificar as mais de 10 milhões de espécies de seres vivos da terra, data de 3séculos antes de Cristo quando Aristóteles classificou os animais em “sem sangue vermelho” e “com sangue vermelho”. Como se pode perceber, essa classificação não era nem um pouco prática, então começaram a surgir outras tentativas de classificar os seres vivos.
No século XVII surge o conceito de espécie introduzido pelo naturalista John Ray (considerado o pai da história natural inglesa). No séculoseguinte, os seres vivos começam a ser classificados de acordo com sua história evolutiva e desenvolvimento embriológico até que, em 1735, Carl Von Linné (1707-1778), mais conhecido como Lineu, publica Systema Naturae onde trata dos reinos animal, vegetal e mineral agrupando os seres vivos (neste caso as plantas) em classes, ordens, gêneros e espécies. A partir daí passou-se a usar o sistemabinominal criado por Lineu para classificar as diferentes espécies de plantas adotando-se um primeiro nome em latim para indicar o gênero e um segundo nome indicando a espécie.
A obra de Lineu foi mais tarde republicada em dois volumes (1758-1759) nos quais sua classificação foi aprimorada e os seres vivos classificados de acordo com suas características morfofisiológicas, genéticas e evolutivas em trêsgrandes reinos: animal, vegetal e mineral. A classificação binominal foi consolidada e vários dos termos utilizados por Lineu, como flora, fauna e etc., são usados até hoje, motivos pelos quais Lineu é considerado o pai da taxonomia moderna.
DIVISÃO TAXONOMIA
A taxonomia se divide em dois grandes ramos. Um deles, a sistemática, trabalha com a divisão dos animais em grupos de acordos com suassemelhanças; e a nomenclatura, trabalha na definição de normas universais para a classificação dos seres vivos com o intuito de facilitar o estudo das espécies ao utilizar uma denominação universal.
Os seres vivos são classificados da seguinte maneira: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.
A espécie é a unidade taxionômica fundamental e agrupa seres vivos que possuem as mesmas...
tracking img