Historia da sociedade brasileira de cardiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundada em 14 de agosto de 1943, na cidade de São Paulo, pelo Dr. Dante Pazzanese, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) tem atualmente um quadro de 11.000 sócios e é a maior sociedadede cardiologia latino-americana.

Ao longo desse período diversos departamentos especializados e grupos de estudos foram formados, além dos Congressos Brasileiros de Cardiologia SBC, queacontecem há 61 anos.

A Diretoria de Publicações é a responsável pela edição da revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia e do Jornal da SBC. A primeira, editada continuamente há 50 anos,tem visão mais técnica, voltada para as principais matérias científicas da cardiologia nacional e internacional e a segundo uma abordagem menos acadêmica, divulgando os assuntos de interessegeral de nossa sociedade.

A SBC/Funcor (Fundo de Aperfeiçoamento de Pesquisa em Cardiologia), é a responsável por estimular o aprimoramento e a pesquisa científica/tecnológica no campo dacardiologia, assim como promover, junto ao público, a divulgação dos aspectos epidemiológicos das doenças cardiovasculares, alertando-o para os riscos a elas inerentes e esclarecendo-o quanto àspossibilidades de sua prevenção e tratamento.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia conta hoje com 25 regionais e 13 departamentos, o que lhe confere caráter de entidade científica nacional.A SBC possui 2 sedes próprias, sendo uma no Rio de Janeiro (foto ao lado), onde se situam as áreas administrativa/financeira, a Central de Informações, a Central de Eventos e contou com aAssessoria do XIII Congresso Mundial de Cardiologia (1998). E outra em São Paulo, onde se encontram a Diretoria de Publicações e a SBC/FUNCOR.

A infra-estrutura montada na SBC propicia oplanejamento e a execução de diversos projetos em benefício dos sócios e da cardiologia brasileira, tornando o intercâmbio de informações técnico-científicas mais fácil, rápido e atualizado.
tracking img