Projeto dia do livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO: “Livro vai, livro vem, eu leio e você também”.



“O livro é aquele brinquedo, 
 por incrível que pareça, 
 que, entre um mistério e um segredo, 
 põe ideias na cabeça.".
(Maria Dinorah)



INTRODUÇÃO:

Enquanto o despertar da atualidade nos convida a participar do avanço tecnológico, do mundo daglobalização e do uso limitado da imaginação. O adormecer do passado deixa – nos a oportunidade de buscar nos livros, talvez, o projeto perfeito para um passo sólido ao futuro, através de literaturas construtivas, viagens a um destino enriquecedor traçado por palavras, e melhor, convoca – nos a conhecer o objetivo primacial da leitura: o exercício da imaginação. O livro é de fundamental importânciapara o desenvolvimento das sociedades e para o crescimento intelectual do indivíduo. É ele que permite ao ser humano registrar fatos importantes da sua história e repassar tais fatos às sociedades posteriores; atuando como vetor do conhecimento.

Além da importância de levar o conhecimento de geração a geração, o livro tem uma importância fundamental na disseminação do conhecimento em uma mesmageração. É o acesso a esse conhecimento que possibilita ao indivíduo o crescimento tanto intelectual quanto o financeiro. O acesso do indivíduo a esse conhecimento permite-lhe fazer comparações e associações as quais possibilitam o aprimoramento do conhecimento anterior. O livro é o principal responsável pela sociedade que se tem hoje. É graças a ele que as relações sociais e todas as áreas dosaber evoluem a cada geração.

Desta forma, para celebrar o “Dia nacional do livro”, o NITD juntamente com o SOE propõe uma jornada de atividades ao longo do dia 29.10.12. Estas atividades tem o intuito de incentivar o hábito de ler e promover a socialização entre os alunos.

JUSTIFICATIVA:

O livro desempenha um papel importante na vida e na formação do ser humano, pois através dele nostornamos mais sensíveis ao mundo e capazes de entender nossas próprias reações. O livro incrementa a missão de educar, pois fornece informações, lazer, cultura, propiciando ao leitor elaborar seu próprio conhecimento, enriquecer seu vocabulário, facilitar a escrita, agilizar o raciocínio e aguçar a imaginação. Assim, ao incentivarmos a leitura, estamos deflagrando um movimento para desenvolver pessoascríticas, participativas, criativas e preparadas para construir a nação do futuro.

Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência ,dificuldades marcantes que sentimos naescola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
Através da leitura o ser humano consegue se transportarpara o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandosmomentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.
Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe...
tracking img