Historia da psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os primeiras passos para a historia da psicologia no Brasil foram dados a partir de 1820, oferecidas por médicos que com suas teses de doutoramento, abordavam assuntos com respeito a filosofia e fisiologia, com importantes conclusões referente ao homem e à cultura. A sociedade nesse período não menosprezou a importância da filosofia, observando que sem esta o pensamento se torna medíocre eempobrecido, fazendo da filosofia uma ciência essencial para a vida de um homem.
A Psicologia ganhou status de ciência na Alemanha com o medico Wihelm Wundt (1832-1920),onde abriu o primeiro Laboratório de Psicologia Experimental, onde suas pesquisas e estudos conseguirão separar a Psicologia da Filosofia, influenciando vários países incluindo o Brasil. Alguns estudos que surgiram a partirdessa corrente de pensamento apresentada por Wundt podem ser destacados: Em 1890, José Estelita Tapajós defende a tese: Psicofisologia da Percepção e das Representações,e a de Veríssimo de Castro onde ele diserta sobre a importância Das Emoções. O primeiro trabalho dessa nova ciência aqui no Brasil surgiu com Odilon Goulart  (1891) onde ele escreveu sobre a Psicologia Clínica: EstudoPsicoclínico da Afasia. Alguns anos seguintes temos o trabalho de Alberto Seabra (1894) no campo da memória, defendendo a tese: A Memória e a Personalidade.
Na metade do século XIX ganhou força o estudo médico a partir de experimentos, no Brasil, as faculdade de Medicina na Bahia e do Rio De Janeiro foram as de Grandes destaques nessa área.Na faculdade de medicina da Bahia, que foi implantando omodelo social da psicologia, voltado a criminologia, psiquiatria forense e higiene mental. O acervo da biblioteca da faculdade sofreu uma grande perda , em um incêndio ocorrido na biblioteca da faculdade perdeu-se mais de 15 mil livros, com ajuda de populares comovidos com o desastre, foi possível recuperar algumas das obras, recuperando em torno de 12 mil livros. Como não estava ligadaexclusivamente a nenhuma centro europeu, ela recebia influencia de varias correntes de pensamentos e isso foi de grande importância para o seu desenvolvimento, destacando-se por exemplo a doutrina de Sigmund Freud  que foi fonte e objeto de atividade científica nas Faculdades de Medicina.
Ivan Petrovitch Pavlov ganhava destaque nesse período, por realizar estudos voltados à mente, incluindo reflexos,inibição interna e externa, analisadores cerebrais, todos os estudos usando como referencia à psicologia.
Henrique roxo, orientou o Brasil com os estudos práticos e testes usando as provas de Binet-simon, no hospício nacional, sendo ele também que propôs a ideia de associar a psicologia experimental à neurologia e à psiquiatria.
A partir da primeira década de 1900, os médicos saídos dasfaculdades da Bahia e Rio e Janeiro trouxeram para psicologia um caráter cientifico mais preciso, com isso começaram a surgir os laboratórios de Psicologia em hospitais e clinicas Psiquiátricas. Com bons resultados e empenho dos profissionais no estudo da psicologia, o governo começou a mostrar interesse por essa nova área, onde demonstrava interesse por esses estudos. Uma das provas dessa revoluçãofoi a tese de Maurício Campos Medeiros, defendida, em 1907, no Rio de Janeiro: Métodos em Psicologia.
Plínio Olinto escreveu sobre a Psicologia Experimental no Brasil. Foi dele o primeiro estudo voltado a Psicologia no Brasil, defendendo a tese com o Titulo: Associação de Ideias lançado em 1911. Quarenta anos mais tarde,ele propôs a criação de Universidade no Brasil e Criação de cursos dePsicologia Normal nas clinicas Psiquiátricas.
Em 1922 acontece a criação da Liga Brasileira de Higiene Mental, que proporcionou a promoção das “Jornadas Brasileiras de Psicologia”. A Liga tentava despertar interesse pela pesquisa pura e pela pesquisa aplicada. Destacou-se na área de pesquisa pura o laboratório de psicologia do engenho de dentro, sendo o primeiro centro de pesquisa nessa área....
tracking img