Historia da petrobras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE GOVERNADOR OZANAM COELHO
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PETROBRAS: O maior monopólio do país

ANA CAROLINA CASTRO
JESSICA LAU
WILHARA PEREIRA

UBÁ
MINAS GERAIS
2012
ANA CAROLINA CASTRO
JESSICA LAU
WILHARA PEREIRA

PETROBRAS: O maior monopólio do país

Trabalho apresentado como parte das exigências para a disciplina de Microeconomia do curso Administração de Empresasda Faculdade Governador Ozanam Coelho, FAGOC.

Prof. Leonardo Parma de Lima.

UBÁ
MINAS GERAIS
2012
SUMÁRIO

1. HISTÓRIA E CRIAÇÃO DA PETROBRAS 1
1.1. Petrobras: Maior monopólio brasileiro 2
1.2. Importância da Petrobras para a economia brasileira 3
1.3. O Pré-Sal e sua importância 4
1.4. Os donos da Petrobras 4
1.5. Vantagens e Desvantagens da quebra do monopólio da Petrobras 5
REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS 6



HISTÓRIA E CRIAÇÃO DA PETROBRAS

Em 1950, Getúlio Vargas foi eleito presidente da República e para enfrentar o problema da importação de combustíveis propôs ao Congresso, em dezembro de 1951, a criação de uma empresa de capital misto, a Petrobras, controlada pelo Estado e responsável pela pesquisa, lavra, refinação, comércio e transporte do petróleo e seus derivados.Assegurava-se, portanto, a participação do capital privado e não se instituía o monopólio estatal.
O projeto da Petrobras não foi bem recebido pelos parlamentares, que defendiam outras soluções para a questão. O grupo de tendências nacionalistas, contrário à participação do capital privado estrangeiro, defendia o monopólio estatal em todas as fases da produção. Sua principal crítica ao projeto era aparticipação do capital privado nacional na constituição da empresa, o que tornaria o setor petrolífero vulnerável a interesses estrangeiros, que fariam valer seus interesses por meio de empresas nacionais, vinculadas aos grandes grupos internacionais do setor. Tais interesses argumentavam, caracterizavam-se pela tentativa de impedir a auto-suficiência de petróleo, tal como denunciava os integrantes daUDN.
No entanto, havia outro grupo que propunha a abertura do setor petrolífero ao capital externo, posição defendida por número expressivo de senadores, liderados por Assis Chateaubriand, Othon Mader e Alencastro Guimarães.
Pressionado pela campanha nacionalista e pela maioria dos parlamentares, Vargas finalmente optou pelo monopólio estatal.
A Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras) surgiu emoutubro de 1953, com a edição da Lei 2.004, com o objetivo de executar as atividades do setor petróleo no Brasil em nome da União. Até 1997, a empresa detinha o monopólio das operações de exploração e produção de petróleo, bem como as demais atividades ligadas ao setor, à exceção da distribuição atacadista e da revenda no varejo pelos postos de abastecimento.

Figura 1 – Área de atuação da Petrobras nolitoral brasileiro.

A Petrobras iniciou as obras do Centro de Integração do Comperj, em São Gonçalo, também em 2007. O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro tem investimentos previstos em torno de US$ 8,38 bilhões. Com início de operação previsto para 2012, o Comperj estimulará a instalação de indústrias de bens de consumo e irá gerar cerca de 212 mil empregos diretos e indiretos.
Em 8 denovembro de 2007, a Petrobras anunciou a descoberta de uma reserva de cinco bilhões a oito bilhões de barris de petróleo de boa qualidade e gás abaixo da camada de sal em um poço na área Tupi, localizada na Bacia de Santos. A descoberta poderia representar um aumento de 50% nas reservas atuais e tornar o Brasil um país exportador de petróleo. Essa foi a primeira descoberta de reservas de petróleo nacamada pré-sal.

Petrobras: Maior monopólio brasileiro

Por definição, o monopólio é toda a restrição da oferta ou da procura, todo o obstáculo que impede ou dificulta a livre concorrência no mercado. Depois de finais do século XVII qualquer organização que beneficiasse dum privilégio econômico era considerada monopólio e, como tal, contrária à livre concorrência de negócios ou interesses. No...
tracking img