Forum de economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) os padrões de acumulação capitalista a partir da análise departamental e esclareça como tais conceitos foram aplicados na economia brasileira, na década de 50, durante o governo de Getúlio Vargas:Os departamentos(setores) de produção de uma economia seriam: o departamento I, produtor de bens de capital e de bens intermediários; e o departamento II, produtor de bens de consumo.Historicamente, o crescimento das economias capitalistas foi impulsionado pelo maior crescimento do departamento I, onde encontramos a indústria pesada ou de base, incluindo a indústria química, de aço, decimento etc.
O departamento I é insuficientemente desenvolvido, a economia encontra dificuldades estruturais para o prosseguimento de uma acumulação capitalista equilibrada.
No Brasil percebemosresultados bastante interessantes quando o departamento I e parcela do departamento II começam a assumir relevância no conjunto da produção industrial. Isso começou a acontecer na economia brasileira noinício da década de 1950, coma tentativa de Getúlio Vargas de implantar as bases de uma indústria pesada no país.
A proposta de Vargas restringiu as possibilidades de financiamento externo desses projetosou a participação de capitais estrangeiros na forma de investimentos diretos.
Era uma acumulação financiada internamente pelas altas taxas de lucro da indústria impulsionada pela política devalorização cambial e pela transferência dos excedentes do setor agroexportador para a indústria.

2) Descreva a atuação de Eugênio Gudin no ministério da Fazenda, durante o Governo Café Filho:
O GovernoCafé Filho foi marcante pelas medidas econômicas ultraliberais comandadas pelo economista Eugênio Gudin.
Gudin era contrário as propostas desenvolvimentistas e a favor de uma política econômicaortodoxa, com prioridades antiinflacionárias baseadas no controle da emissão monetária e do crédito, era considerado a antítese do Governo Getúlio Vargas. Gudin foi uma das principais vozes da...
tracking img