Historia da onu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-Histórico
A ONU - Organização das Nações Unidas surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações. O nome Nações Unidas foi concebido por Franklin Delano Roosevelt,presidente dos Estados Unidos, na época da elaboração da Declaração das Nações Unidas em primeiro de janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.
A primeira carta da organização foi assinada por 50países, em 26 de junho de 1945, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional. O evento foi realizado de 25 de abril a 26 de junho, em São Francisco, nos Estados Unidos.Oficialmente, a Organização das Nações Unidas passou a existir a partir de 24 de outubro de 1945, quando a carta foi ratificada pela China, Estados Unidos, França, Reino Unido, União Soviética e pelamaioria dos países membros-fundadores. Nesta data comemora-se o Dia das Nações Unidas. Fundada por 51 países, entre eles o Brasil, a ONU, hoje, conta com mais de 180 países membros. Apesar do prédio dasNações Unidas está em Nova York, a ONU é território internacional.

-Programas e Agências
Atualmente as Nações Unidas têm 26 programas e agências vinculados de diversas formas com a ONU apesar de teremseus próprios orçamentos e estabelecerem suas próprias regras e metas. Todos os programas e agências especializadas têm uma área específica de atuação e prestam assistência técnica e humanitária nasmais diversas áreas.
Os programas da ONU trabalham com a Assembléia Geral e com o ECOSOC, enquanto que as Agências especializadas desenvolvem suas funções em parceria somente com o ECOSOC.-Assembléia Geral
A Assembleia Geral é o órgão intergovernamental, plenário e deliberativo das Nações Unidas e é composto por todos os países membros, tendo cada um direito a um voto. É um fórum político quesupervisiona e coordena igualmente o trabalho das agências.

-Conselho de segurança
O Conselho de Segurança das Nações Unidas é o órgão das Nações Unidas com responsabilidades sobre a...
tracking img