Historia do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A História da ONU


A Organização das Nações Unidas (ONU) começou a existir oficialmente em 24 de outubro de 1945, ocasião em que foi assinada a "Carta das Nações Unidas" - cuja essência reside na luta pelos direitos humanos; no respeito ao autodeterminação dos povos e na solidariedade internacional.

Fundada por 51 países, entre eles o Brasil, a ONU, hoje, conta com mais de 180 paísesmembros. Apesar do prédio das Nações Unidas está em Nova York, a ONU é território internacional.

A missão da ONU é fomentar a paz entre as nações, cooperar com o desenvolvimento sustentável, monitorar o cumprimento dos Direitos Humanos e das liberdades fundamentais e organizar reuniões e conferências em prol desses objetivos. O sistema ONU é complexo. Conta com Organismos especializados, Programas,Fundos etc. A Assembléia Geral é o órgão principal da ONU e tem caráter deliberativo, nela estão representados todos os países membros, cada um com direito a um voto.O dia das Nações Unidas se celebra no 24 de Outubro.

A ONU, é ainda hoje o principal organismo internacional e visa essencialmente:

Preservar a paz e a segurança mundial;
Estimular a cooperação internacional na área econômica,social, cultural e humanitária;
Promover a respeito às liberdades individuais e aos direitos humanos.

Os seis principais órgãos da ONU são:

a) Conselho de Segurança
b) Assembléia Geral
c) Conselho de Tutela
d) Secretariado
e) Corte Internacional de Justiça
f) Conselho Econômico e Social

DA ONU também fazem parte importantes órgãos especializados como a UNESCO(Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a FAO (Organização para Agricultura e Alimentação), o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a OMS (Organização Mundial da Saúde), entre outros.

É importante notar que o Conselho de Segurança da ONU nem sempre cumpriu seu objetivo. Em 1963, por exemplo, não conseguiu evitar que os Estados Unidos interviessem na Guerra doVietnã.

E isso se explica pelo direito de veto que os membros permanentes possuem. Fazendo uso desse direito, os norte-americanos simplesmente vetaram as propostas contrárias à sua participação na guerra. Veja o texto a seguir:

A ONU: MEIO SÉCULO BUSCANDO A PAZ


I - Aniversário conturbado


Cerca de 180 presidentes e chefes de governo, além de suas comitivas, tumultuaram o centro deNova York entre os dias 21 e 25 de outubro de 1995. Nunca, na história da cidade, se reuniram nela tantos dignitários de todo o mundo, fato que só poderá se repetir em 2045, caso a aniversariante ainda esteja viva. A razão de tão inusitada afluência foi a comemoração do cinqüentenário da organização das Nações Unidas (ONU), ocorrida a 24 de outubro, o chamado Dia das Nações Unidas. O evento foimarcado por muitos pronunciamentos, encontros insólitos, reuniões e banquetes.

Provocou manifestações favoráveis e contrárias à Organização, reabrindo velhas discussões que a acompanham desde a criação e alinhando novos argumentos no sentido de preservá-la, reformulá-la e até mesmo extingui-la. Para coroar esse ambiente caótico, o cinqüentenário aconteceu num momento em que ela passa por gravecrise econômica, devida, principalmente, à inadimplência de muitos de seus membros, que não resgatam as cotas que lhes cabem, a tal ponto que se viu compelida a lançar mão das próprias reservas para custear as despesas da festa.Nascida sobre os escombros da Sociedade das Nações (SDN), num mundo ainda chocado com a mais sangrenta guerra da História, a ONU é hoje uma entidade com ramificações nosquatro continentes e influência em todos os setores vitais do planeta.

Mantém inúmeros serviços, agências, escritórios, missões e programas, além de grande quantidade de funcionários, tudo sustentado a um custo global assombroso, criticado com freqüência pelo seu vulto. Não obstante, no que se refere ao seu objetivo mais importante - a busca da paz e da segurança mundiais - a Organização é, em...
tracking img