Historia da medicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Medicina
A Medicina é uma das ciências mais antigas desenvolvidas pelo homem. Nos registros históricos há relatos de atividade médica já na Antiga Grécia, na Civilização Egípcia, na Índia, na China e outros locais.
No inicio se tratava da manipulação de ervas e tratamentos naturais. Todas as sociedades antigas atribuíam as doenças a causas espirituais e quando ficavam doentesrecorriam primeiramente ao líder espiritual para que pudessem ser curados. A doença era vista como demonstração de que algo estava errado, como resultado de alguma transgressão.
Buscavam a cura na associação de medidas propriamente terapêuticas com ritos e amuletos. Reuniram-se, assim, conhecimentos e práticas: banhos, dietas e numerosos remédios provenientes da natureza.
O surgimento da primeirateoria sobre as doenças foi a religiosa. De acordo com esta teoria, os deuses eram responsáveis pela morte. A causa das doenças estava na sua vontade e a cura também. A enfermidade seria curada no momento em se agisse sobre sua causa, ou seja, se modificasse a vontade da divindade. Portanto, somente poderia ser "médico" aquele que conhecesse métodos destinados a este fim.
O tratamento consistiaem aplacar os deuses, afastando os maus espíritos por meio de sacrifícios. Usavam-se massagens, banhos, purgativos, substâncias provocadoras de náuseas. Mais tarde, os sacerdotes adquiriram conhecimentos sobre plantas medicinais e passaram a ensinar delegando funções de enfermeiros e farmacêuticos a seus aprendizes.
A trepanação (abertura do crânio) foi a primeira técnica cirúrgica utilizada. Erafeita com pedras pontiagudas e destinadas a espantar espíritos demoníacos. O uso de ervas como elementos curativos deu início a medicina experimental. Eram utilizadas plantas com o formato do órgão supostamente afetado.
A medicina desenvolvida na região da Mesopotâmia é a mais antiga. Foi lá onde surgiram as primeiras descrições do corpo humano.
A primeira regulamentação da profissão surgiu em1950 a.C., no código de Hamurabi, que, nos assuntos referentes à saúde, legisla sobre aborto, honorários e penalidades profissionais de médicos e veterinários.
Medicina no Antigo Egito
É uma das mais antigas e complexas medicinas, ainda sendo muito estudada na atualidade. A cultura médica do Egito antigo teve uma grande influencia para as demais como, por exemplo, na Grécia antiga.Aperfeiçoou-se com uma estreita ligação com a religião, afinal, os médicos atendiam aos Faraós, que eram considerados a encarnação de deuses.
No processo clássico de mumificação, os mumificadores, ao abrirem os corpos dos faraós para retirar as entranhas, conseguiam muitas informações sobre a anatomia humana, além disso, sabiam como inserir um utensílio com um anzol na ponta através de uma narina,partindo o osso fino do crânio de modo a remover o cérebro. Também tinham uma panorâmica detalhada da localização dos órgãos internos, que removiam através de uma pequena incisão na virilha esquerda.
Desconhece-se se o conhecimento na área da mumificação era transmitido aos profissionais de medicina, e não parece ter tido qualquer impacto nas teorias médicas. Os médicos no Egito tinham conhecimentosobre a ligação entre o pulso e o coração. Desenvolveram também a sua teoria sobre os ‘’canais’’ que transportavam ar, água e sangue.



Medicina na Índia
Através de várias escavações em Mohenjo-daro em 1946, descobriram que o povo hindu dava grande valor a higiene pessoal. Os médicos, ou como eram chamados ‘’curandeiros’’ da época desenvolveram técnicas para lidar com grande variedadede doenças. Eles acreditavam que as moléstias tinham, muitas vezes, causas hereditárias, e que as mudanças de estações traziam algumas doenças, e que outras eram provocadas por pequenos organismos que viviam no interior do corpo. Infelizmente não houve nenhuma tentativa de classificação destas moléstias.

Nos tratamentos utilizavam remédios preparados com ervas, minerais e partes de animais....
tracking img