Historia da hierarquia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Em Portugal houve ordens religiosas com formas militares, unindo o guerreiro e o eclesiástico. A diferença é que o prestigio e o poder eclesiástico foramabsorvidos pelo amor patriarcal, incorporado inicialmente pelo senhor de engenho.
O inicio de nossas primeiras relações sociais não vem de formas anteriores
Desociabilidade. Surge com base na força de trabalho do escravo, ordenado e reprimido, separado e calado gerando uma rígida hierarquia dos atores, estabelecendouma distancia infinita entre senhores e escravos.
No Brasil a hierarquia surge com a família patriarcal, onde a figura patriarca é centralizada, a famíliacolonial forneceu a idéia de normalidade do poder, da respeitabilidade e da obediência restrita. Isto implica termos múltiplas possibilidades de classificação nasociedade. Podemos, por exemplo, situar as pessoas pela cor de pele ou dinheiro, pelo nome de sua família, ou até pelo carro que usam. Desse modo, nossospreconceitos raciais são velados e são quase despercebidos pois ficam encobertos por uma malha de variações dificilmente definidas”

2. Um exemplo de hierarquia, podeser uma empresa familiar onde o poder é centralizado no patriarca, e onde os cargos superiores são ocupados apenas por outros familiares e o chão de fabrica écomposto por pessoas mais pobres e sem vínculos familiares.
Outro exemplo que podemos citar, é que hoje em dia a mulher mesmo tendo o mesmo nível deconhecimento e experiência dentro de uma empresa, acaba ganhando menos que o homem, porque ainda hoje seguimos a cultura patriarca onde o homem é colocado no centro.
tracking img