Cofucionismo

668 palavras 3 páginas
CLASSIFICAÇÃO GERAL DAS RELIGIÕES

O fato religioso , embora individual, tem sempre o sentido também de comunitário. Ou seja, o indivíduo não se contenta apenas com sua experiência individual, mas sente necessidade de transmiti-la aos membros de seu grupo, para que eles participem também das emoções e das luzes que recebeu. Da passagem da experiência de individual para coletiva, dá um duplo acontecimento: • A experiência individual cria atitudes e tradições que transformam profundamente as próprias estruturas sociais do grupo que a assimila. • próprio grupo condiciona a transmissão da experiência religiosa individual por meio de sua linguagem e dos problemas existenciais. Por isso a experiência religiosa nunca é encontrada em sua pureza original, nem isoladamente, mas já condicionada a certas formas religiosas. Daí a necessidade de procurar o “fato religioso” nas formas religiosas conhecidas. Vários critérios podem ser utilizados para classificar as religiões. O mais conhecido é o Histórico-Cultural. Vamos seguir este esquema não porque o histórico-cultural seja o mais autêntico mas por ser o mais didático, auxiliando no aprofundamento de temas específicos.

Divisão das religiões quanto ao conteúdo.

Primitivas: aquelas encontradas entre os chamados “povos primitivos”, sendo que as tradições orais são mais importantes que os livros. A forma de adoração é de alto teor mágico e mistério. Exemplos: animismo, magismo.

1. Sapienciais: São religiões que se fundamentam na sabedoria. A busca do conhecimento e sentido da vida se faz através da meditação e contemplação. Exemplos: Budismo, taoísmo, hinduísmo.
2. Proféticas ou reveladas: Surgem a partir de uma profecia ou revelação. Partem do pressuposto de que o Ser Superior revela sua mensagem ao seu povo através de profetas. Exemplos: Judaísmo, cristianismo e islamismo.
3. Espiritualistas: Admite a influência de muitas forças espirituais que agem sobre as pessoas e sobre a natureza.

Relacionados