Auguste Comte, ao contrário de Montesquieu, é o sociólogo da unidade humana e social, da unidade da história humana. Tem dificuldade de redescobrir e fundamentar a diversidade, pois acreditava que sóexistia um tipo de sociedade e que toda humanidade deveria chegar a ela. Ele explica, justifica e afirma essa unidade humana por três teses, suas três obras principais.
A primeira é ‘’Opúsculos’’,onde descreve e interpreta o momento histórico no qual se encontra a sociedade europeia do século XIX, a sociedade do seu tempo. A sociedade medieval, com os teólogos e militares, está dando lugar àsociedade moderna com seus sábios (que tomam a função que era dos teólogos, a de transmitir base intelectual) e industriais (já que militares, homens de guerra, se faziam desnecessários, pois a guerraagora não era entre pessoas, e sim delas contra a natureza, querendo explorá-la ), respectivamente. É o surgimento de uma sociedade científica e industrial. Nessa mudança, a reforma social, foi tambémum reforma intelectual, o que deixou a sociedade em crise, que só seria resolvida com a óbvia supremacia do novo tipo de sociedade.
O segundo, ‘’Curso de Filosofia Positiva’’, aprofunda a ideia deque a sociedade europeia era o modelo para o resto do mundo, além de desenvolver e confirmar duas leis: a dos Três Estados e a classificação das ciências. Pela lei dos Três Estados, o espírito humano,deveria ter passados por 3 fases sucessivas: a explicação dos fenômenos, atribuindo-os a seres ou forças compatíveis à humana; invocação de atividades abstratas e a observação dos fenômenos e perceberse existirão ligações entre eles. Ou seja, não se importa com os fatos, e sim com o estabelecimento das leis que os governam. Entretanto, para essa lei ter sentido, tem que ocorrer em conjunto com aclassificação das ciências, pois esta põe em ordem qual a inteligência se torna positiva nas matérias, e quanto mais simples estas forem, mais fácil será pensar positivamente, para criar a sociologia... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 01). Auguste comte resumo as etapas do pensamento sociológico. TrabalhosFeitos.com. Retirado 01, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Auguste-Comte-Resumo-As-Etapas-Do/572646.html

MLA

"Auguste comte resumo as etapas do pensamento sociológico" TrabalhosFeitos.com. 01 2013. 2013. 01 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Auguste-Comte-Resumo-As-Etapas-Do/572646.html>.

MLA 7

"Auguste comte resumo as etapas do pensamento sociológico." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 01 2013. Web. 01 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Auguste-Comte-Resumo-As-Etapas-Do/572646.html>.

CHICAGO

"Auguste comte resumo as etapas do pensamento sociológico." TrabalhosFeitos.com. 01, 2013. Acessado 01, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Auguste-Comte-Resumo-As-Etapas-Do/572646.html.