Historia da fisioterapia no mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Material de Apoio:
Ap. 01 – História da Fisioterapia no Brasil
Disciplina: Iniciação em Fisioterapia








Profª Tatiane
tatigarouca@gmail.com
A FISIOTERAPIA NO BRASILSegundo REBELATTO & BOTOMÉ (1987, p. 50), no Brasil, o início da fisioterapia implantou-se com a finalidade de solucionar problemas relacionados aos altos índices de acidentes de trabalho na fase de industrialização, assim como, aqueles voltados aos pacientes de outras áreas.
É necessário um retorno ao passado no que se refere à história da fisioterapia no Brasil.
Em 1808,a chegada da família real foi determinante para o futuro da fisioterapia, até então desconhecida neste país. Os portugueses trouxeram consigo a nobreza lusitana, na qual estavam os principais profissionais de diversas áreas, incluindo os médicos. Napoleão Bonaparte acabou por contribuir indiretamente com o desenvolvimento dos primeiros serviços organizados de Fisioterapia no Brasil, ao invadirPortugal e fazer com que a família real portuguesa desembarcasse no país em 1808. Com os monarcas, vieram os nobres e o que havia de recursos humanos de várias áreas para servir à elite portuguesa, de passagem por estas terras. Dentre as principais contribuições do reinado, destaca-se o surgimento das primeiras escolas de ensino médico, principalmente na cidade do Rio de Janeiro.
Noséculo XIX, os recursos fisioterápicos faziam parte da terapêutica médica, e assim há registros da criação, no período compreendido entre 1879 e 1883, do serviço de eletricidade médica e também do serviço de hidroterapia no Rio de Janeiro (“Casas das Duchas”).
De acordo com FREITAS (2006, p. 25), inicialmente o médico era a referência de profissional de saúde, reconhecido pelos bancosacadêmicos nas questões ligadas à saúde, e a sua função era extremamente ampliada pela necessidade de buscar novos caminhos que produzissem respostas cada vez mais eficazes em relação às intercorrências presentes na saúde da população. O acompanhamento das repercussões na saúde das pessoas, produzidas por diversas mudanças sociais (as grandes epidemias, a alteração nos costumes, as formas de produção esuas conseqüências no trabalho, etc), era de responsabilidade exclusiva do médico, o que fez com que o início de uma série de estudos fosse deflagrado por esse profissional. Tais colocações são importantes para o entendimento da fisioterapia no Brasil,cujo surgimento como formação, desde o seu início, teve uma forte ligação com a medicina, profissão que originou a fisioterapia.
Osprimeiros relatos sobre a fisioterapia no Brasil estão relacionados ao desenvolvimento de práticas terapêuticas, descritas a seguir no quadro 1, de forma cronológica, apresentando os marcos históricos da fisioterapia no Brasil:
Marcos Históricos Iniciais da Fisioterapia no Brasil.

DATA MARCOS HISTÓRICOS INICIAIS DA FISIOTERAPIA NO BRASIL

• 1879 a 1883 - Os primeiros serviços de hidroterapiae de eletricidade médica, com destaque para o médico Artur Silva.
No século XIX, os recursos fisioterápicos faziam parte da terapêutica médica, e assim há registro da criação, no período compreendido entre 1979 e 1983, do serviço de eletricidade médica e também do serviço de hidroterapia no Rio de Janeiro “Casas das Duchas”. O Médico Artur Silva, em 1884, participou intensamente da criação doprimeiro serviço de Fisioterapia da América do Sul, organizado enquanto tal, mas precisamente no Hospital Misericórdia do Rio de Janeiro.

• 1901 - O Jornal “A Gazeta de Notícias” publicou em 13 de maio de 1901:
“A secção de tratamento por meio da luz, é a primeira mantida na América do Sul e nela se concentram todos os esforços e toda a glória phototherapia do Dr. Alvim, por ser a sua...
tracking img