Graficos estatisticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gráficos Estatísticos e suas Aplicações



1. Introdução


Gráfico estatístico
é uma forma de apresentação dos dados estatísticos,cujo objetivo é o de produzir, no investigador ou no público em geral, uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo, já que os gráficos falam mais rápido à compreensão do que as séries.O gráfico é um instrumento que possibilita transmitir muitas vezeso significado de planilhas ou tabelas complexas de uma forma mais eficiente e mais simples.Não adianta você saber efetuar a confecção de um gráfico se não souber a que finalidade se destina determinado gráfico. Desta forma você correrá o risco de apresentar um gráfico que não seja adequado a uma determinada situação. O gráfico apresenta de forma detalhada, a elaboração e utilização dofichário-imagem. Uma representação gráfica tem por objetivo fazer aparecer as relações que existem entre elementos que são representados prévios e rigorosamente de modo a garantir a monossemia que envolve a "Graphique". O exemplo utilizado é o de uma cooperativa com diferentes tipos de informações que foram representadas na forma gráfica com o auxílio do fichário-imagem.

[pic]

[pic][pic]2. GráficosEstatísticos
Para se criar um gráfico é preciso primeiro conhecer o tipo de informação que se deseja transmitir, pois um gráfico poderá informar de forma visual as tendências de uma série de valores em relação a um determinado espaço de tempo, a comparação de duas ou mais situações e muitas outras. Cada tipo de gráfico é adequado para uma diferente situação a ser analisada. Se um gráfico for definidode forma incorreta, poderá ocorrer a análise errada de uma situação, causando uma série de interpretações distorcidas do assunto em questão, tornando desta forma o desenho do gráfico sem qualquer efeito aproveitável.Para tornarmos possível uma representação gráfica, estabelecemos uma correspondência entre os termos da série e determinada figura geométrica, de tal modo que cada elemento da sérieseja representado por uma figura proporcional. A representação gráfica de um fenômeno deve obedecer a certos requisitos fundamentais para ser realmente útil:

(2.1 Aspectos básicos no traceja doa) Simplicidade
O gráfico deve ser destituído de detalhes de importância secundária, assim como de traços desnecessários que possam levar observador a uma análise morosa ou com erros;

b) Clareza:
Ográfico deve possibilitar uma interpretação correta dos valores representativos do fenômeno em estudo;

[pic]

C)Veracidade:
O gráfico deve expressar a verdade sobre o fenômeno em estudo, ou seja, cálculos devem coincidir com as marcações.


[pic][pic]2.2 Diagramas
Os diagramas são gráficos geométricos de, no máximo, duas dimensões; para sua construção, em geral, faz-se uso do sistemacartesiano. Dentre os principais diagramas, destacamos: 

[pic]

 
2.2.1Gráfico em linha ou em curva
São ideais para ilustrar tendências em dados que ocorrem ao longo do tempo. Esse tipo de gráfico se utiliza da linha poligonal para representar a série estatística. Constitui uma aplicação do processo de construção do gráfico de uma função no sistema de coordenadas cartesianas.

[pic]Construção
: O gráfico pode apresentar linhas contínuas ou conter marcadores de dados.

Exemplo: 2.2.2 Gráfico em colunas ou em barras
É a representação de uma série por meio de retângulos, dispostos verticalmente (em colunas) ou horizontalmente (em barras).Quando em colunas, os retângulos têm a mesma base e as alturas são proporcionais aos respectivos dados. Quando em barras, os retângulos têm a mesmaaltura e os Comprimentos são proporcionais aos respectivos dados. Desse modo, estamos garantindo a proporcionalidade entre as áreas dos retângulos e os dados estatísticos.
 
Construção:
As Categorias são organizadas horizontalmente e os valores verticalmente. Quando há mais de uma sequencia, é interessante inserir a legenda no gráfico; cada sequencia é diferenciada por uma cor ou padrão....
tracking img