Historia da filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE FILOSOFIA DA RELIGIÃO
Renascença e Reforma Protestante

INTRODUÇÃO
A SITUAÇÃO NA EUROPA NO SÉCULO XIV
A partir do século XIV é que podemos perceber a desagregação do mundo medieval. Essa progressiva desagregação é demonstrada nos diferentes níveis da realidade social.
No plano econômico, assistimos à derrocada da economia feudal e ao renascimento do comércio, que culminará comas grandes navegações do século XVI.
No plano social, temos o desenvolvimento de uma camada de mercadores e o progressivo declínio da nobreza feudal.
No plano político, ocorre progressivamente uma centralização do poder nas mãos dos reis. As soberanias feudais locais vão desaparecendo. O rei, aliado aos mercadores, vai sujeitando à sua autoridade o poder da nobreza feudal e da igreja.
No planoreligioso, assistimos ao declínio da igreja, com o surgimento de uma série de movimentos que irão culminar com a Reforma Protestante.
No plano cultural, temos o Renascimento cultural ou Renascença.
Todas essas transformações que ocorrem na Europa Ocidental, a partir do século XIV, estão intrinsecamente ligadas entre si e atuando umas sobre as outras.
 O RENASCIMENTO, OU RENASCENÇA
Até os finsda Baixa Idade Média, a igreja monopolizava a educação e a cultura na Europa Ocidental.
A cultura era teocêntrica, isto é, o pensamento e as artes ocupavam-se somente com o estudo de Deus e da vida sobrenatural.
Com o surgimento de novas condições de vida em sociedade, uma nova cultura começou a aparecer. Essa nova cultura tinha um caráter humanista (valorização do homem e suas obras), leigo eantropocêntrico (colocação do homem como centro do universo).
É ao surgimento e desenvolvimento dessa cultura leiga, humanista e antropocêntrica que atribuímos o nome de Renascimento Cultural.
AS CARACTERÍSTICAS DO RENASCIMENTO CULTURAL
 O Renascimento Cultural ou Renascença, como já vimos, foi o surgimento de uma cultura antropocêntrica em oposição ao teocentrismo medieval. Outra característicada Renascença foi o individualismo em oposição ao coletivismo da Idade Média. Cada renascentista julgava-se o elemento mais importante do mundo. Isso pode ser facilmente explicado: enquanto na Idade Média o homem só se via fazendo parte de um todo ( o cristão só se entendia como parte da igreja, o servo como elemento de um feudo, o artesão como elemento de uma corporação), na época renascentista,com o estabelecimento da sociedade competitiva, cada indivíduo procurava se sobrepor aos demais, buscando a satisfação de seus impulsos e desejos.
No Renascimento, notamos também uma forte inclinação para o Naturalismo. O homem renascentista valorizava a natureza, fundamentalmente a natureza humana.
No plano do conhecimento, as características fundamentais do Renascimento Cultural foram:
- Oracionalismo - todo conhecimento tem que ser demonstrado pela razão humana.
- O experimentalismo - o conhecimento deve ser demonstrado através de experiências.
 FATORES QUE LEVARAM AO RENASCIMENTO
 O Renascimento Cultural foi um produto das transformações ocorridas na Europa Ocidental a partir da Baixa Idade Média. Essas transformações foram:
- O Renascimento Comercial, ou seja, a generalizaçãodo comércio pela Europa Ocidental.
- O Renascimento Urbano, que implicou um crescimento e surgimento de novas funções para as cidades. A cultura renascentista foi uma cultura eminentemente urbana.
- O surgimento e ascensão de uma camada de mercadores. Os ideais elaborados pelo Renascimento correspondiam, de um modo geral , aos interesses desse grupo. Foram os mercadores os principaiselaboradores e financiadores da cultura renascentista.
- A centralização do poder nas mãos dos reis. Na medida em que foram centralizando o poder em suas mãos, os reis foram submetendo a igreja a sua autoridade. Esta submissão possibilitou a ascensão dos mercadores e o surgimento de uma cultura renascentista.
- O declínio da igreja que monopolizava a cultura medieval. Com o declínio da igreja, foram...
tracking img