Historia da filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades

1-Gramsci afirma que ‘não se pode pensar em nenhum homem que não seja também Filósofo’
Então o que cada um de nós tem em comum com o Filósofo?E em que deles nos distinguimos?
Converse com seu colega para identificar quais têm sido suas principais “questões Filosóficas”
R: De fato na medida em que somos seres racionais e sensíveis sempre damos sentido ás coisas. Ao filosofoincomoda o imobilismo das coisas feitas e muitas vezes ultrapassadas
Distinguimo-nos no sentido em que os filósofos especialistas conhecem a história da filosofia e levantam problemas que tentam equacionar não pelo simples bom senso mais por meio de conceitos e argumentos rigorosos.

2-Explique o que Edmund Husserl quis disser com a aparente ambigüidade segundo a qual ele ‘sabe’ e, ao mesmo tempo‘não sabe’ o que é Filosofia
R: O filosofo alemão Edmund Husserl diz que ele não sabe o que é filosofia ao mesmo tempo em que não sabe Isto é a explicitação do que a filosofia já é uma questão filosófica. E adverte que apenas os pensadores pouco exigentes se contentam com definições cabais.

3- De acordo com o senso comum radical significa busco, violento ou inflexível, extremado. Explique porque nãoé esse o sentido que se atribui a filosofia quando a consideramos uma reflexão radical.
R: Esse Radical vem de raiz, fundamento ‘base’
Pois ela busca explicitar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir.

4-A partir do que você estudou sobre Sócrates.
Responda.
a) O que significa a máxima socrática ‘’só sei que nada sei’’?Ela se refere a Sócrates ou aprópria filosofia?Como?

R: Essa máxima se referia a Sócrates quando em conversa com pessoas que se diziam sábios, ele sempre os indagava com perguntas sobre o que eles sabiam. E quando lhe perguntavam algo ele dizia que “só sei que nada sei” Pois para Sócrates as pessoas supõem saber algo que não sabem, enquanto ele, se não sabia, tampouco suponha saber.

b) Em que consiste o método socrático?Explique?

R: O método socrático se divide em dois momentos, o da ironia: Em que Sócrates interrogava quem dizia saber.
E o da Maiêutica, em que o interlocutor, após reconhecer sua ignorância inicia a investigação sobre os conceitos.

c) Os inimigos de Sócrates acusavam-no de corromper a juventude. Segundo a tradição filosófica, seria outra a intenção do filosofo. Explique E em seguida,reúna-se com seus colegas para imaginar quem seriam hoje os inimigos de Sócrates.

R: A intenção de Sócrates era fazer com que aqueles jovens se perguntassem, indagassem, se tudo o que realmente era dito a eles com respostas e afirmações se só tinham aquela mesma respostas. Ele não queria ignorar o saber de ninguém mais os queria pensantes.

5-Releia os itens sobre informação, conhecimento esabedoria. Com seu colega escolha outra noticia de jornal e levante possíveis questões filosóficas a respeito dela.
R: Cicatrizes da evolução.
O processo de seleção natural não trouxe só vantagens para o homem. Problemas, como dores nas costas, estão ligados adaptações sofridas pelos ancestrais do HOMO SAPIENS.
Com os estudos antropológicos podemos chegar ás conseqüências sofridas pelas mudançasgeradas pela evolução humana.
Com essas informações temos mais clarezas a respeito dos problema que nos cercam desde a evolução humana, e com isso podemos buscar soluções mais eficazes para tais problemas.

6- Veja a tira de Fernando Gonsales e Angeli e explique qual é a critica, feita pelos cartunistas ás pessoas que desvalorizam a filosofia. Posicione-se a respeito.
R: Vivemos em um mundoque valoriza as aplicações imediatas do conhecimento. O senso comum aplaude a pesquisa cientifica que visa à cura do câncer da AIDS, a matemática no ensino médio por ser importante no vestibular, para servir no exercício das profissões como engenheiro. No entanto a filosofia é necessária. Por meio daquele olhar diferente ela busca outra dimensão da realidade alem das necessidades imediatas nas...
tracking img